Uma loja comunitária para designers


Airgora e Showcase design magazinePraticamente todos os centros urbano no mundo, especialmente os maiores e mais activos economicamente, têm algumas lojas onde o design impera e define o produto. No entanto quase todas estão mais ou menos ligadas a grandes marcas, grandes distribuidoras ou até a fabricantes.

E se isso permite ao público dispor de excelentes produtos de design e, em alguns casos até produtos de design essencialmente conceptuais, em áreas como a moda, as utilidades, o mobiliário, os acessórios pessoais ou mesmo a joalharia e relojoaria, muitos outros ficam de fora e, apesar da sua extraordinária qualidade nunca chegam ao público.

A verdade é que há inúmeros excelentes designers, pequenas empresas e marcas, com fabulosos conceitos, designes e produções que, até agora, dificilmente viam os seus produtos distribuídos mais do que por um pequeno número de lojas locais e de nicho ou, eventualmente, em pequenos sites de comércio digital, maioritariamente de pequena dimensão e de fraca projecção, sem qualquer relevância em termos de negócio.

É para contrariar essa tendência que surge o conceito de um mercado/loja comunitária (community marketplace) digital (apenas tem presença na net) de produtos de design, com um conjunto aberto de colaboradores, vendedores e produtos, mas com eventual projecção mundial que o facto de ser digital lhe dá.

Showcase design magazine at Airgora

Mas mais que isso, a comunidade é também suportada por uma revista bianual, com edição digital e em papel, onde designers e empresas podem apresentar os conceitos, os produtos e, principalmente, expor todo o processo de concepção e criação dos produtos expostos.

Para o internauta, o site permite ainda, além da compra, comentar os produtos e designs, e até marcar aqueles de que gosta. O site permite ainda o registo de utilizadores que, sendo gratuito, apenas activa o tracking activo dessas interacções (likes e comentários) ou a possibilidade de compra.

Amico audio bluetooth design at Airgora

Já para designers, empresas e marcas que pretendam ver os seus produtos publicados, há a subscrição “Pro”, que tem um custo fixo mensal, mas permite a exposição de três produtos, designs ou conceitos, bem como de um detalhado perfil do criador, não sendo cobrada qualquer comissão, ou finalmente o registo “Brand” que proporciona facilidades adicionais de venda e promoção do produto (featured product, p.ex.), além da publicação na revista Showcase.

GetImageA loja comunitária chama-se Airgora. A revista chama-se SHOWCASE. Uma e outra são ponto de paragem obrigatória na net, para todos os que gostam de objectos. Um local de compra, ou simplesmente de inspiração.

Ambos têm também presença nas redes sociais, como por exemplo, no Facebook (página da Airgora no FB) .

Airgora.com is a community marketplace that empowers professional designers and emerging companies.

Referências

Community marketplace – Airgora
Revista SHOWCASE
Página da Airgora no FB

Guardar

Guardar

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s