“Box” da Bot & Dolly


Box - The Creators Project - Vice MagazineO uso de projecções mapeadas, sobre superfícies ou objectos estáticos, normalmente grandes fachadas de edifícios, ou superfícies sólidas de objectos 3D, tornou-se já relativamente comum, seja em concertos musicais, festivais, feiras, seja ainda na simples animação de espaços, quer em grandes espaços públicos, em animação de rua, ou em animação de edifícios.

Porém a criatividade não deixa de nos surpreender! E é o caso do conceito “Box”, realizado pelo colectivo Bot & Dolly, no âmbito do “The Creators Project”, em que a projecção mapeada ganha novas dimensões, quando a projecção é efectuada sobre superfícies ou objectos móveis!

Neste conceito, é criado um espectáculo que une a robótica (usada para mover de forma sincronizada as superfícies sobre as quais a projecção é realizada), o processamento de imagem mapeada, para criar a projecção, e finalmente a representação teatral ou a dança, que introduz a figura humana na “performance”.

Box explores the synthesis of real and digital space through projection-mapping on moving surfaces. The short film documents a live performance, captured entirely in camera.

Bot & Dolly produced this work to serve as both an artistic statement and technical demonstration. It is the culmination of multiple technologies, including large scale robotics, projection mapping, and software engineering. We believe this methodology has tremendous potential to radically transform theatrical presentations, and define new genres of expression.

O resultado final é extraordinário, e pode ser apreciado no vídeo:

Sobre este projecto a equipa realizou ainda (entre outros) um outro vídeo intitulado “Box, behind the scenes” e referente ao “making of” do projecto “BOX” o qual contém também entrevistas com GMunk (Bradley G Munkowitz), director de design do “BOX”  e Tarik Abdel-Gawad, director criativo daquele projecto:

O projecto “BOX” é da responsabilidade do colectivo Bot & Dolly, e produzido e divulgado no âmbito do “The Creators Project” e do grupo de media Vice.

O “The Creators Project” é uma join-venture da Intel e do “império” de media Vice, (que entre outras edita a Vice Magazine e suporta a televisão VBS.tv), e lançado em Nova York, to “showcase” os talentos criativos descobertos ou patrocinados pela Vice Magazine.

O colectivo Bot & Dolly foi fundado por Jeff Linnell e Randy Stowell, como um projecto lateral da sua companhia de produção de vídeo, a Autofuss e foi dirigido por Dolly Alderton. No seu âmbito foram criados vários projectos de multimedia criativa, baseados no aproveitamento de tecnologia, nomeadamente da robótica, da electrónica e da computação, em conjunto com a performance humana.

Para o projecto “Box”, da Bot & Dolly, a equipa foi constituída por vários designers, artistas, tecnólogos, programadores e engenheiros, e dirigido por  Tarik Abdel-Gawad, como Director criativo, e por GMunk (Bradley G Munkowitz), o director de Design de “Box”.

Referências

Página do colectivo Bot & Dolly, no The Creators Project
Entrevista com Tarik Abdel Gawad (da Bott & Dolly), Director Técnico e Criativo no “Box”
“Bot & Dolly and the Rise of Creative Robots”
– artigo da Bloomberg, Sobre a Bot & Dolly

Site do The Creators Project
Site da Vice Magazine
The Creators Project na Vice Magazine
Sobre a origem do “The Creators Project” – Entrevista na Wired Magazine
Play list de vídeos do The Creators Project, no YouTube

Projection mapping – na Wikipedia
Video mapping ou mapeamento de vídeo – na Wikipédia

Guardar

Guardar

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s