skeuomorphism-regular-images_largeSe me dissessem que uma das grandes tendências na web é o skeuomorphism, eu provavelmente perguntaria “que doença é essa?” !!!

Mas claro que não se trata de doença nenhuma e, como disse, é até uma tendência na web… com a qual vamos viver nos próximos anos.

Skeuomorphism – O que é?

skeuomorphismA palavra é dificil mas é, afinal, algo bem mais comum do que deixa transparecer.

Skeuomorphism é, de facto, uma abordagem de design em que o objecto virtual mimetiza e adquire a aparência, forma visual, funcional e estrutura de um objecto real, aproveitando a familiaridade do utente com esse objecto.

Para entendermos melhor, muitos exemplos poderíamos citar. Quando usamos aplicações de leitura num tablet, que imitam o comportamento real dos livros ou quando no computador usamos uma aplicação de anotação que imita o Post-It, mais não fazemos que usar aplicações que, num suporte virtual, imitam o objecto real. Esta abordagem permite beneficiar dos nossos esquemas mentais e do conhecimento que temos sobre o objecto, para facilitarem a sua utilização virtual.

Um caso obvio é o da aplicação “Notes” da Microsoft que sob vários pontos de vista imita visual, mas também funcionalmente, um caderno ou bloco de notas. Sob um ponto de vista do uso, o utilizador sai beneficiado, pois reconhece o paralelismo com o bloco de notas real, e intuitivamente procura funcionalidades que, para máximo beneficio, devem também elas mimetizar a funcionalidade do objecto físico.

Uma perspectiva cronológica

apple-ipad-ebook-readerA tendência apareceu primeiro em certas aplicações de nicho, de que me recordo há mais de 10 anos, de certos instrumentos musicais virtuais (sintetizadores de software, samplers, aplicações de DJ, etc) as quais representavam visualmente, e na perfeição, os instrumentos e aparelhos reais que modelavam. No entanto fácil é aperceber-nos também que rápidamente se espalhou aos GUI (Graphical User Interface) como Windows, KDE e outros, ou aos widgets que aqueles nos proporcionam.

Também no mundo dos jogos de computador e de consola cedo se adoptaram estéticas e designs que implementavam este conceito quando, por exemplo, várias indicações de jogo são apresentadas em “gauges” que imitam os “mostradores” reais, ou quando os controles do jogo se apresentam como botões de um aparelho electrónico real.

calculatorsFinalmente, ao longo dos anos, foram as estéticas de nicho na web e os sistemas operativos dos novos dispositivos móveis que consolidaram a tendência. O facto é que o êxito desta abordagem de design sempre foi muito grande, e a facilidade de uso que aporta, sempre foi salientada. Por isso mesmo rápidamente se estendeu como um conceito base fundador, e não apenas como um conceito estético, a variadas outras áreas, seja no desenvolvimento e design de aplicações, sistemas operativos, sites ou aplicações web.

Uma opção milagrosa?

apple-skeuomorphism-2Mas se as vantagens já apontadas, como a familiaridade, o beneficio da intuição funcional, o reconhecimento imediato pelo utilizador, ou outras ainda, que aparecem marginalmente, como a atenção aos detalhes gráficos, ou os aspectos estéticos, a opção pelo Skeuomorphism tem também as suas desvantages.

Destas não são de menor importância a eventual má utilização do espaço disponível, o risco de um aspecto aparente e gratuitamente antiquado ou a eventual dificuldade em encontrar soluções inovadoras, na prisão flagrante aos modelos existentes nos objectos físicos.

Uma coisa é certa: na web a tendência parece ter vindo para ficar e espalhou-se por aplicações e soluções de variados tipos, desde os sites empresariais, as aplicações de gestão, as redes sociais, etc. Se é certo que há uma inversão na sua generalização, sendo agora a opção preferida o de layouts mais limpos, mais transparentes e fluidos, também é certo que o skeuomorphism se cristalizou em certos nichos e nesses não é apenas uma tendência.

Main stream ou apenas uma tendência de nicho, vamos viver com ele nos próximos anos…

Referências
http://blog.templatemonster.com/2012/09/12/skeuomorphism-web-design/