Acredita que quase tudo o que pode aprender num curso universitário, pelo menos em certas áreas, está disponivel de forma organizada, em aulas fáceis de seguir, na internet?

Pois é verdade. E o site chama-se “The Khan Academy”…

Salman Khan e a “The Kan Academy”

Salman Khan

Em 2004 Salman Khan, ainda estudante universitário a terminar o curso, necessitou certo dia de explicar uma matéria de matemática a uns primos seus que, felizmente, vivam noutra cidade. Khan lembrou-se de fazer um vídeo com a explicação, e colocá-lo… no YouTube. Para sua surpresa o exito desse video foi mundial. Já analista de fundos, o mesmo aconteceu com um segundo vídeo.Khan achou que tinha ali matéria para explorar, e não perdeu tempo!

Rápidamente achou que podia criar um conjunto coerente de video, como se de um curso se tratasse. O exito foi estrondoso e deu origem a uma verdadeira universidade online, aberta e disponivel a todos:  The KhanAcademy, disponivel em http://www.khanacademy.org/.

Seis anos decorridos, Khan já disponibilizou mais de 2000 videos, vistos diáriamente por mais 100.000 vezes por todo o mundo.

Aqui Salman Khan explica precisamente como surgiu e como se desenvolveu a ideia, numa Ted Conference… “Ideas Worth Spread”:

The Khan Academy, em Português

Depois de a “The Khan Academy” ser um exito mundial, muitos professores começaram, principalmente em paises com menores recursos, a usar as suas aulas em video como material adicional nas suas aulas presenciais, ou ainda como material adicional para estudo em casa pelos seus estudantes.

O Brasil, um dos paises desenvolvidos em que mais recursos de ensino ainda faltam, também aproveitou!

A Fundação Lemann, dedicada à melhoria do ensino e dos meios à disposição dos professores, agarrou a oportunidade e está a traduzir para português os videos da “The Khan Academy” como recurso essencial para uso nas aulas nas escolas públicas e universidades brasileiras, ou como material de estudo para os estudantes brasileiros. Criou assim a The Khan Academy em português: http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/nas-escolas.

Um caso de exito

A ideia de Khan revolucionou a forma como se vê o ensino online.

Mas não fez só isso! Estabeleceu também novos padrões e patamares que outros terão que alcançar. De uma forma simples e directa, provou que melhorar de forma avassaladora o ensino, com novos meios e formas, mesmo nas matérias mais complexas, é simples, fácil, acessivel, com custos minúsculos.

A “The Khan Academy” é hoje uma organização não governamental sem fins lucrativos, com milhões de estudantes. Fácilmente o conceito se estenderá a ourtros paises, outros idiomas, outras àreas, como por exemplo a formação e certificação profissional, o ensino especializado, ou outros.

Basta aprender com este caso de exito, e evitar que caia nas mãos de quem paenas fará lucro com ele. O recurso é hoje completamente gratuito! Que continue assim.

Recursos

The Khan Academy
The Khan Academy em português
Fundação Lemann
Conferência TED de Salman Khan

Outros
O rockstar da educação, Exame, Edição especial: CEO Educação – ago/2011
A aula de ponta-cabeça, Revista Veja – 11/12/2011
Professor popular pelo youtube inspira negócios de cursos online, Folha de São Paulo – 7/12/2011