Os PC´s de pequeno formato disponiveis no mercado são variados, e já nem sequer são uma novidade recente.

A maioria é baseada em main boards de formato reduzido (iniciativa VIA EPIA), geralmente num dos formatos ITX ou mini-ITX, incluem um dos processadores VIA ou Intel Atom, e placas gráficas de integradas elevado desempenho, e geralmente são totalmente em estado sólido, sem partes mecânicas sejam ventoinhas (Fanless PC) ou sejam discos rigidos, substituidos por armazenamento de estado sólido (Solid State Storage).

Nos formatos mais reduzidos (Nano-ITX e Pico-ITX) os boards são aplicáveis como embeded computers, controladores, etc.

VIA ARTIGO a2000 – Picp-ITX PC

Em muitos casos as configurações apresentadas nos PC’s de pequeno formato, permitem a sua classificação como media centers, net-computers, ste-top-box, thin client computer ou finalmente, quando incluem discos rigidos apropriados, como storage server ou media storage. Quando acondicionados em caixas apropriadas, e configurados para o efeito, podem funcionar como PC’s industriais, VESA PC´s, sistemas embebidos, frontends de sistemas distribuidos, car-PC’s, consolas de rede ou de sistemas servidores, ou finalmente como PC´s empresariais ou domésticos para as mais variadas tarefas, incluindo algumas das mais pesadas, como CAD, multimédia, jogos, video, etc.

A sua principal caracteristica é a pequena dimensão, o baixo consumo e o funcionamento silencioso (ausência de partes mecânicas).

Muitas outras marcas os produzem, semelhantes ou com variadas configurações. O Aleutia E2, small form pc baseado em board Intel, é mostrado neste video.

No caso do VIA ARTIGO, o sistema pode ser fornecido como um Kit. No entanto o formato é standard e os componentes podem ser comprados separadamente, como os de qualquer outro PC.

Referência

VIA Mini-ITX Mainboard
VIA Mini PC’s
Os PC’s Aleutia
VIA Embeded Systems
VIA EPIA iniciative – Embedded Platform Innovative Architecture
Um dos boards Mini-ITX da iNTEL