Naquilo que é certamente uma novidadade mundial, os investigadores Chung Changhyun and Motomu Nakashima, do Tokyo Institute of Technology, desenvolveram um robot que pode reproduzir fielmente o movimento do corpo de um nadador enquanto mede a resistência da água.  Chamado SWUMANOID (de Swimming Humanoid), espera-se que os resultados sejam apresentados no Aero Aqua-Biomechanisms Symposium (ISABMEC 2012) em Agosto, em Taiwan.

Se por acaso estiver presente nessa altura, terá hipóteses de vêr este humanoide nadador de metade do tamanho real. O Swumanoid foi criado fazendo um scan 3d do corpo humano, simplificando depois as formas e partindo-as em pedaços passiveis de impressão 3d. Foram necessários motores à prova de àgua… já que este é um robot nadador. As articulações são incriveis, o Swumanoid pode nadar crawl, tal como se vê no vídeo, mas também bruços, costas, butterfly, e até o mais divertido: nadar à cão!

Embora a natação seja um dos desportos mais populares, há ainda muito para ser descoberto. Normalmente os investigadores usam imagens gravadas de nadadores nas suas pesquisas, mas muitos problemas são irrepetiveis. O SWUMANOID pode actuar exactamente como os investigadores pretendem, permitindo repetir uma e outra vez os testes ou fazer ligeiros ajustes aos desempenhos anteriores, para melhor entender as consequências da resistência da àgua e da propulsão. Adicionalmente, o robot pode vestir um fato de banho a fim de determinar o seu impacto e facilitando o desenvolvimento de fatos de banho que beneficiem o desempenho.

Para a criação do robot, os investigadores efectuaram um scan 3d de uma pessoa real. Um modelo à escala 1/2 scale foi depois realizado usando peças realizadas com a tecnologia de impressão 3d..  O robot foi depois equipado com 20 motores à prova de àgua, e programado com os movimentos para reproduzir realisticamente a natação crawl, bruços, costas, mariposa, e até os movimentos de flutuação. Como bónus o robot nada também em estilo “à cão”!

Devido às suas dimensões mais reduzidas o robot é mais lento que uma pessoa real.  Leva dois minutos e 36 segundos a nadar 100 metros. No futuro, porém, a equipa espera construir um modelo em tamanho real que conterá ainda mais graus de liberdade permitindo assim modelar a natação de real de forma ainda mais exacta.

Veja o video!