Trabalhar a solo é um desafio para qualquer um. Designers, programadores, publicitários, tradutores, copywriters, arquitectos ou jornalistas, os freelancers em geral, são os principais afectados. A multiplicidade de tarefas a desempenhar, a multiplicidade dos eventos susceptiveis de interromper uma tarefa, e diminuirem o desempenho global, a dificuldade de, com precisão, manter o registo das actividades executadas, por forma a avaliar desempenho e produtividade, ou simplesmente para permitir a facturação… tudo são factores que, se não forem devidamente encarados, rápidamente levam ao cansaço, aproximam o trabalhador a solo do insucesso ou pelo menos da ineficiência.

Mas para quem trabalha com o computador, existe uma solução simples.

Nestas situações existe Rescue Time que é uma pequena aplicação que pode ajudar de uma forma transparente e sem esforço: uma vez instalada a aplicação monitoriza todas as actividades no computador, classifica e contabiliza os tempos dispendidos nas várias aplicações, e fornece as estatisticas necessárias para o controlo de tempos dispendidos e a avaliação do desempenho. Nenhum esforço adicional é exigido ao utilizador. Tudo se passa automáticamente e sem intervenção. É até possivel personalizar a categorização efectuada pela aplicação, permitindo por exemplo separar “Programação”, “Design”, “Fotografia”, “Edição Video”, “Escrita”, “Facturação” etc.. De uma forma automática também, a aplicação detecta os “idle times” (tempos sem ocupação) sempre que detecta a falata de actividade por mais que um tempo pré-determinado. E acima de tudo é uma aplicação gratuita, na versão Solo Lite!

Mas nas sua versão paga, denominada Solo Pro, a aplicação permite uma personalização mais profunda, detalhando o tempo utilizado até ao nivel do documento, o que permite de facto uma granularidade excepcional. Uma mais valia adicvional é ainda a capacidade de bloquear ou avisar o utilizador de perdas de tempo em actividades consideradas distrações: navegação na web, uso de redes sociais, email, etc… Esta versão permite ainda a adição e seguimento de objectivos na utilização do tempo, fornecendo análise do seu atingimento. A boa noticia é que mesmo a versão paga tem um custo irrisório!

Rescue Time é uma aplicação indispensável a quem trabalha em casa, a solo, ou com autonomia dentro de um ambiente empresarial, e dispende o seu tempo essencialmente sobre o computador.

Referências:

http:/www.rescuetime.com