A história dos interfaces multi-touch, para a maioria das pessoas, reduz-se a meia duzia de coisas que aconteceram nos ultimos dois anos, ou seja, a mesa multi-touch da Microsoft, o iPhone, o iPad e pouco mais…

… e no entanto estes resultados e dispositivos, não passam da espuma de um mundo de experiencias, ensaios, estudos e desenvolvimentos que evoluiram ao longo de quase 30 anos (SIM! 30!!!…).  

 

Desde os primeiros touch-screens nos anos 70, dos conceitos de Soft Machines, desenvolvidos nos Bell Labs já em 1983, dos primeiros estudos e enunciados das propriedades de um interface multi-touch  dos Mitsubishi Research Labs ou de Mike Wu e Ravin Balakrishnan, University of  Toronto em 2003, dos trabalhos de Jeff Han, ou das mesas digitalizadoras multi-touch da Wacom, em 1992, a historia é longa e recheada de dispositivos e experiencias interessantes.

Bill Buxton fez parte desta história por largos anos, ainda antes de aquele que é genéricamente considerado o pai das primeiras implementações funcionais do conceito de interface gestual multi-touch com retro-projecção, Jeff Han (ver Jeff Han – o criador do conceito multitouch) se ter dedicado à àrea.

Quanto a Bill Buxton e Jeff Han já há algum tempo aqui os referi num post intitulado Jeff Han – o criador do conceito multitouch, sobre os conceitos do multi-touch, ou em Software de suporte multi-touch, e depois noutros com os titulos Quem é Bill Buxton? , e numa referência a uma entrevista num post intitulado Conversa com Bill Buxton Investigador na Microsoft.

Até há bem pouco tempo seguir a história destes conceitos era algo dificil e trabalhoso, uma vez que a informação estava dispersa, espalhada. e nem sempre era muito completa. Pois uma vez mais Bill Buxton surpreendeu-nos e resolveu simplificar a sua própria vida (e com isso a nossa!), já que, segundo as suas palavras, muita gente o interrogava e pedia indicações sobre esta tecnologia.  

Em resposta, e de forma elegante,  produziu uma página web (simples e despretensiosa, mas cheia de informação preciosissima) em que resume todos estes 30 anos de investigação, teorização, experimentação e tentativas de realização na prática, desde as tecnologias simples de touch-screen, e as suas várias variantes ao longo do tempo, até aos mais modernos desenvolvimentos com os conceitos de interfaces gestuais multi-touch.

A página de Bill Buxton está em http://www.billbuxton.com/multitouchOverview.html.

Para quem tiver um minimo interesse no assunto a página vale muito mais que uma simples vista de olhos! Muitas das investigações, papers, trabalhos, ensaios e projectos lá referidos são muito além de interessantes, e os links disponiveis contém informação preciosissima capaz de, por si só,  gerar mais uma quantidade de questões e estimular a criatividade de qualquer um. A ver atentamente!

Referências
http://www.billbuxton.com/multitouchOverview.html

Software de suporte multi-touch
Jeff Han – o criador do conceito multitouch
Quem é Bill Buxton? 
Conversa com Bill Buxton Investigador na Microsoft.