Também em Portugal há investigação no campo do Interactive Multimedia.

Claro que isto não é novidade, e já referimos, aqui alguns exemplo de trabalhos desenvolvidos, instalações feitas ou experiências em curso.

De entre os trabalhos mais interessantes estão, por exemplo, alguns trabalhos do Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho ou de empresas como a CreativeBitBox. Entretanto outros trabalhos foram aparecendo e se foram desenvolvendo noutras universidades, grupos de trabalho, e sector privado, ainda que menos referidos e citados.

Felizmente alguns dos resultados destes trabalhos foram chegando ao mercado, poucos como produtos, alguns como realizações pontuais, demonstrações de tecnologia ou projectos especiais (vejam-se por exemplo os trabalhos realizados pela YDreams, para algumas marcas bem conhecidas) ou em instalações de referência, em projectos nacionais e internacionais.

Mas a divulgação dos trabalhos numa fase ainda de investigação é coisa que as universidades portuguesas raramente têm feito, ficando a informação geralmente apenas pelos circuitos académicos e na comunidade cientifica, sem nunca chegar realmente ao grande público ou ao sector privado.

Isto é no entanto algo que não se poderá dizer, sob pena de se cometer uma enorme injustiça, do IMG – Interactive Multimedia Group, parte do Centro de Informática e Tecnologias de Informação – CITI no Departamento de Informática da Faculdade de Ciencias e Technologia (FCT), da Universidade Nova de Lisboa (UNL) (faculdade a que aliás está associado também António Câmara, da YDreams), e coordenado pelo Prof. Nuno Correia.

No seu site em http://img.di.fct.unl.pt/img o IMG mostra muitos dos trabalhos das suas equipes e investigadores, sejam realizações experimentais, sob a forma de pequenos descritivos e fotologs, seja sob a forma de papers (muitos deles disponiveis para download em formato PDF). 

Um grupo cujo trabalho é de seguir e cujo site é de marcar, revisitar e usar como referência. E é claro que na Dreamfeel o faremos, tanto mais que é um dos nossos campos de interesse e trabalho.

Referências
IMG – Interactive Multimedia Group
Centro de Informática e Tecnologias de Informação – CITI
Faculdade de Ciencias e Technologia (FCT)
Universidade Nova de Lisboa (UNL)
Centro de Computação Gráfica (UM)