CONCEITO
A escolha da Guarita que em pano de fundo apenas tem céu.
É uma imagem retida na primeira visita à Vila, sede de um território que esta mesma Guarita abraça com o olhar.
É dela que se vislumbra o eixo traçado pelo Sever e é sobre a presença deste que se fixaram as mais diversas populações.
O cinza quente tenta com isso transmitir o peso patrimonial e o azul enquadrar a riqueza dos mananciais de água deste Território.
Indissociáveis e visivelmente equilibrados estes dois pilares essenciais ao conjunto geográfico do Município estão sobrepostos espelhando esse mesmo equilíbrio.
A Guarita que se confunde com o céu, deixa também a sensação de leveza e volatilidade da Alma que experiência Marvão.”

VECTORES ESTRATÉGICOS
“Visitar espelha o objectivo da atracção do turista que procura a experiencia multi-sensorial, o contacto com as populações e o vivenciar do Património através do seu usufruto e fruição.
Viver aborda o objectivo da melhoria de qualidade de vida para as populações, a dinamização da sua participação na construção da Marca e a atracção de novos povoadores para o território.
Empreender traduz a vontade do Marca na geração de massa critica e tecido empresarial, dimensionado para a realidade do Território e explorando inteligentemente o seu potencial.”

 

 

É assim que a EVOL, estudio de design de Lisboa, define a nova marca/logomarca do concelho de Marvão, cuja concepção foi da sua responsabilidade.

Este projecto de branding do concelho de Marvão, lançado pelo municipio, vem abrir uma nova linha de marketing não só para a vila, mas para toda esta região, que aposta fortemente no turismo e na industrialização dos produtos locais como base da economia. Com este investimento a região norte-alentejana pretende fomentar a dinamização das actividades económicas, turísticas e culturais existentes em Marvão, bem como potenciar a criação de novas oportunidades para toda a comunidade Marvanense e gerações futuras.

O projecto lançado pelo municipio ficou a cargo da Evol, com direcção criativa de André Rocha e comportou toda a construção de identidade e marca de Marvão, sendo portanto bastante ambicioso e envolvente. “O projecto de Branding desenvolvido pela equipa da EVOL é, por isso, bastante ambicioso no que toca à projecção do Município e respectivo desenvolvimento”, reforça André Rocha.

marvao.jpg image by ssimoessimoessA escolha dos elementos graficos para a logomarca recaiu na Guarita, elemento da fortaleza que envolve a vila, que em pano de fundo apenas tem o céu. “É uma imagem retida na primeira visita à Vila, sede de um território que esta mesma Guarita abraça com o olhar. É dela que se vislumbra o eixo traçado pelo Sever e é sobre a presença deste que se fixaram as mais diversas populações.” O cinza quente tenta com isso transmitir o peso patrimonial e o azul enquadrar a riqueza dos mananciais de água deste Território. “Indissociáveis e visivelmente equilibrados estes dois pilares essenciais ao conjunto geográfico do Município estão sobrepostos espelhando esse mesmo equilíbrio.” explica André Rocha.

Lembremos ainda que Marvão foi a primeira vila portuguesa a estar integralmente representada em 3D no GoogleEarth (bookmark de Marvão).

Referências
No Alentejo há mais uma marca, no ImagensDeMarca (Veja também o video!)
Evol cria identidade do Marvão, na Meios&Publicidade 
Município de Marvão lança marca territorial, na Briefing

A EVOL
Site da EVOL
Blog da EVOL
Blog do André Rocha
Blog da Torre do Tempo