A oferta de produção de sites a baixo custo multiplica-se. São estudantes, amadores habilidosos, programadores, freelancers, que sem uma estrutura empresarial, oferecem os seus serviços.

Se bem que sob o ponto de vista de oferta possa ser interessante pelo preço, os problemas surgem depois. É que sem uma estrutura empresarial, sem uma equipa de suporte, muitas vezes sem uma estabilidade de estabelecimento no mercado, uns meses depois, quando o site necessita de ser actualizado ou modificado, quando a empresa necessita de alterar uma morada, um logotipo, uma representada, a descrição de um serviço ou revalidar um alojamento ou um registo de domínio, já não está disponivel quem fez o site.

Os Riscos

O risco de recorrer a estes serviços baratos de webdesign, mesmo quando baseados numa estrutura empresarial básica, é que eles são de curta duração, fácilmente desaparecem, e em pouco tempo se tornam incontactáveis para a manutenção do site. E isto, além das dificuldades que apresentam, por não existirem multiplas cometências técnicas, em realizar com eficiencia os pedidos do cliente. Nuns casos, quando se baseiam no serviço de um programador, é o aspecto estético e de eficácia de comunicação que é fortemente penalisado, resultando em sites que arrepiam os cabelos mesmo dos mais deseducados estéticamente; noutros casos, quando se baseiam nos serviços de um designer, são os aspectos técnicos e de usabilidade que sofrem, resultando em sites pouco funcionais, dificeis de actualizar (sem gestão de conteudos e sem conteúdos dinâmicos); noutros casos, quando baseados em serviços de habilidosos, tudo  sofre, e o resultado é de um amadorismo atrós.

Por estas razões vemos inumeros sites que nem numa primeira análise passam o exame de um profissional. No fim é dinheiro deitado ao lixo, e os clientes muito rápidamente o entendem.

Alternativa?

Claro que como em tudo há algumas excepções e, ainda que muito raramente, o baixo custo nem sempre é sinónimo de falta de qualidade.

Este é o caso de um site, suportado por uma empresa de profissionais, em que se pode gerar um website completo em tecnologia Flash sem qualquer custo. Tudo é completamente gratuito… ou quase tudo! 

O site é http://www.wix.com/ e a empresa chama-se Wix.

Não haja dúvida de que o website se vai basear em templates, e em processos mais ou menos standard. Não espere nenhum site inovador, e muito menos a implementação de necessidades especiais e particulares da sua empresa. Lembre-se também que a qualidade do resultado final depende inteiramente da sua habilidade e da capacidade de lidar com os materiais gráficos e com os aspectos estéticos.

Mas se tudo for bem planeado, e o seu site for simples, aí está a sua solução.

O website resultante vai ainda apresentar alguns pequenos inconvenientes: publicidade da Wix, publicidade de terceiros, não pode ser instalado num dominio privado (usa sempre o dominio Wix) e se quiser fazer o ugrade para a conta Premium, desbloqueando os inúmeros addons e funcionalidades,  o preço pode ser bem caro, em função das funcionalidades pretendidas. Mas apesar de tudo isto, pode ser uma opção…

A Wix é uma startup, que baseia o seu modelo de negócio em proporcionar uma plataforma para a criação gratuita de websites e cobrar por todas as funcionalidades adicionais que queira adicionar ao site, através de uma conta paga dita “Conta Premium”. A exploração de publicidade éa outra fonte de rendimento. O básico está lá gratuitamente, o resto é pago… e bem pago.

No entanto, se o resultado final não o satisfizer, ou se o seu nivel de exigência for pelo menos mais do que básico, então recorra a um profissional.

Site Profissional

No caso de um site desenvolvido profissionalmente, ainda que baseado em componentes pré-preparados, em aplicações de gestão de conteúdos ou em aplicações e plataformas de base, todo o conhecimento multidisciplinar serve e contribui para o desenvolvimento do website com o propósito da máxima eficácia tecnica, estética e de comunicação.

Tal como um jornal, uma revista ou uma campanha publicitária envolve equipas multidisciplinares e multiplas especialidades, também a produção de um bom website o faz.

Na Dreamfeel trabalhamos com tecnologias Flash, mas também com programação Java, Javascript, PHP e MySQL, além das plataformas Joomla, Worpress, ZenCart e VirtueMart. A conjugação destas tecnlogias com os serviços profissionais de design gráfico permitem ir muito mais longe que qualquer gerador automático de websites, mas também muito mais longe do que os serviços simples de um freelancer. Nesse caso, consulte-nos.

Joomla!                   

A Dreamfeel proporciona assim todos os serviços de WebDesign, Programação Web e serviços complementares, para a criação desde simples sites institucionais, a elaborados sites de marca, branding, marketing, eCommerce, lojas online portais ou aplicações web mais elaboradas. Qualquer equipa de desenvolvimento web funciona pela contribuição de várias especialidades e competências, de várias tecnologias e tecnicas, mas principalmente pelo acumular de várias experiências, ensaios e linhas criativas. Consulte-nos.

                  PHP 

Criar um site na web não e apenas pôr online meia duzia de textos. Já foi tempo disso! Criar um site na internet é provávelmente a mais importante decisão que uma empresa pode e deve tomar hoje em dia.

Pense no site da internet como o seu ShowRoom aberto a MILHÕES de potenciais clientes em todo o mundo, e como um anuncio de televisão numa hipotética televisão que atinge centenas de milhões de pessoas, e um vendedor que deslocando-se à velocidade da luz percorre todo o mundo em instantes… tudo pelo custo de um website.

Se ele fôr bom, profissional, equilibrado, ergonómico, com design eficaz, tecnicamente eficiente, funcional e agradável, informativo, com conteúdos, a sua empresa está lançada: chegou a todo o mundo; mas já se fôr um mau site, mal concebido, desnecessáriamente complicado, incompreensivel, estéticamente mal conseguido, sem conteúdos, sem facilidade de operação, sem funcionalidades, então faça um favor a si mesmo: retire-o da net e recorra a profissionais.

Referências
Dreamfeel
Wix