Um excelente artigo no TEK do sapo, faz a história dos Tablet PC´s, a propósito do alarde feito em torno do iPad da Apple.

Nada a assinalar, a não ser que, de novo, o iPAD pouco vem trazer, antes pelo contrário, quando de repente tira a câmara de video ao iPhone, e o multitasking que qualquer dispositivos que se preze apresenta, principalmente se tiver como alvo o mercado que tem o iPad. Diria que de novo apenas o multitouch… o resto é andar para trás relativamente ao que já estava disponivel. E é bonito, como já disse…

O artigo do TEK, em  Montra TeK: Tablets há muitos… mostra uma longa (ainda que incompleta) lista de equipamentos do mesmo género, alguns já com alguns anos. Apenas para situar quem andou desatento e pasmou com esta apresentação da Apple…

O mercado está cheio de coisas melhores que o iPad. Simplesmente não são Apple e não foram lançados com este alarido mediático todo. E, possivelmente porque também nunca esperaram vender muito, são mais caros… ou não!

E digo “ou não”,  porque da China chega exactamente o mesmo conceito (até parece cópia, não é? Mas não é porque foi lançado mais cedo… foi em Agosto do ano passado! Será que o iPad é contrafacção?), mas em bom, porque tem o que o iPad não tem: câmara de video, multitasking, arquitectura PC, processador Intel, uma bateria de ligações standard, incluindo 3 ports USB comuns, e até uma ficha RJ45 para ligar à rede (os chineses lembram-se de cada coisa…  anacronismos!).

Chama-se P88, é fabricado pela Shenzhen Great Loong Brother, apresentando um processador Intel Atom Mobile N270 1.6G FSB533(BGA), e com touch-screen. A grande diferença é que é um pouco maior, mais pesado, ligeiramente mais caro (ainda que apenas meia duzia de USD… ), e a bateria dura pouco mais de 1,5 horas contra as 10 horas do iPAD. E os responsáveis da empresa acusam a Apple de plágio! E eu duvidaria… mas nem tanto.  

E a verdade é que o lançamento deste P88 foi feito já em Agosto do ano passado, naquele país, altura em que tinha sido mostrado na feira de electrónica de consumo Internationale Funkausstellung em Berlim, como sublinham os responsáveis para afastar qualquer suspeita de que tenha havido tentativa de cópia, pela sua parte!

Há coisas que ninguém entende… ou então chamamos-lhe MARKETING! E neste caso é irritante.

 

 

Referências
TEK  
Montra TeK: Tablets há muitos…
P88, Shenzhen Great Loong Brother