O conceito não é novo. Mas agora começa a aparecer concretizado em aparelhos que podemos comprar. Os mini projectores estão aí para ficar, e cada vez mais pequenos!

Desta vez ainda não é num telemóvel, mas num aparelho autónomo que apenas depende de uma fonte de video externa, ou da sua capacidade interna de armazenamento, ou mesmo de um cartão de memória SD, onde podem ser guardadas fotos e vídeo. O projector tem capacidade de “media player” embebida.

O modelo é o P1 Pico Projector, da AAXA Technologies.

P1 Pico Projector

Ao contrário de outros modelos existentes no mercado, que custam tão pouco quanto a sua reduzida utilidade real, este é um projector sério… ou quase. Baseado numa iluminação por LED branco (single ship) de elevado rendimento, e sem motores de focagem ou zoom (tudo é manual), o seu consumo é reduzido e a autonomia elevada (algumas horas, em operação).

O unico senão é que, tal como a sua reduzida dimensão, também é reduzida a luminosidade do projector (12 ANSI Lumen, quando qualquer projector de mesa ou de sala apresenta mais de 1000 ANSI Lumen), o que implica também uma reduzida capacidade quanto á dimensão máxima da imagem produzida, e á capacidade de projectar em ambientes onde o nivel de iluminação não é extremamente reduzido.

Tudo o que precisamos está ali: focagem (manual), memória interna ou cartão SD com player com descodificador de media (MP4, MP3, WMA, OGG, WAV, AVI, WMV, SMV, BMP, JPG, GIF, TXT), entrada de video/som (entrada AV), autofalantes (apenas com 0,5W, mas mesmo assim… ), saida audio em mini-jack para auscultadores ou colunas externas, e um peso pluma… apenas 180g! E cabe na palma da mão!

Certamente que não será um projector para usarmos no nosso home-cinema, nem sequer na reunião do departamento lá na empresa. Mas servirá perfeitamente para trazermos na pasta ou na mochila e proporcionar uma apresentação para 4 ou 5 pessoas… se a sala fôr suficientemente escura. 

Mas a qualidade é coisa séria com este projector (apesar da falta de luminosidade e de uma resolução de apenas 640×480 – lembram-se dos velhinhos ecrãs VGA?): as cores são vivas e fieis (apesar de não serem muitos os níveis de core), a conversão de resoluções de imagem e descodificação de formatos faz-se sem problemas e a imagem projectada é estável. E dispensa o dispositivo de MP4… mas se quiser pode ligá-lo ao iPhone ou iPod (cabo vendido pelo fabricante).

O melhor de tudo: é vendido na loja online do fabricante (aaxatech.com) por apenas  US $260 e no mercado nacional por cerca de 320€ (já com todos os acessórios e cabos)!!!

P1 Pico Projector:

Características Técnicas 
Resolução: VGA (640×480);
Brilho: 12 ANSI Lumens;
Contraste: 1000:1;
Nível de Ruído:25dB;
Lentes: Focus Manual;
Dimensão Utilizável de Imagem: 7 a 50 polegadas;
Lâmpada: Single Chip White LED;
Vida Média da Lâmpada:  30.000h;
Ângulo de Projecção: 50°;

Especificações Gerais:
Saída de Audio: Onboard 0.5w speaker;
Saída auscultador: mini-jack estéreo;
Cor: Negro brilhante;
Aspect Ratio: 4:3;
Dimensões: 105*58*26mm;
Peso: 180g;
Consumo: 0.9-1.5;
Alimentação: bateria de 1900 mAh;
Voltagem (carregador): AC100 a 240V, 50Hz/60Hz;
Formatos suportados pela unidade: MP4/MP3/WMA/OGG/WAV/AVI/WMV/SMV/ BMP/JPG/GIF/TXT
 
Entrada/Saída:
Entrada de Vídeo In: Ligação A/V (3.5mm Jack);
Saída de Áudio: Jack Estéreo de 3,5mm;
USB: 5 Pin Mini USB;
Armazenamento:  1Gb embutido  “flash memory” e slot de microSD/TF.
 

Então e o P2 ?!!!

Mas mais surpreendente é o P2 Pico Projector que, com uma forma e dimensão equivalente ao P1 apresenta ainda melhores caracteristicas, aumentando ligeiramente a luminosidade do motor optico (33 ANSI Lumens), admite uma resolução de 800×600 e apresenta uma muito maior panoplia de entradas de video e som VGA, RGB, iPod, PSP, PDA, DVD (Notaram o suporte a entrada VGA?) (ver em p2_pico_projector)

Quanto ao preço ele é de US $349 no site do fabricante (loja online).

Sharp SVGA (800×600) resolution
Bright 33 Lumen LED light source
1GB onboard memory + microSD reader
MP4, MP3, AVI, JPG, WMV decoder
Projects up to a 80″ image (In low-light conditions)
Inputs: VGA, RGB, iPod, PSP, PDA, DVD

As novidades
AAXA M1 Micro Projector

Mas o fabricante já anunciou o lançamento de um novo modelo, agora com um motor optico de 66 ANSI lumen, e uma reslução nativa de 800×600! E agora começamos a falar mais sério! O modelo será o AAXA M1 Micro Projector e já há imagens dele.

O lançamento deve estar para breve (já são aceites encomendas.

Entre as novas caracteristicas mais marcantes, além do novo motor optico, encontram-se o suporte para uma ligação VGA de PC e a capacidade de suportar video streaming (num port USB). O preço é uma surpresa: $299 e $359 (modelo Plus) (ver em M1_micro_projector.htm)

 

 

 

Referências

aaxatech.com (site do fabricante)

 Reviews online (do P1)
Pocket Projector Stands Out, Even in a Small Crowd
AAXA P1 Pico LCoS Hand-Held Micro Projector
AaxaTech Micro Projector Review
AAXA P1 Pico Projector. My Review