Ilustrar conceitos abstractos, sensações ou impressões pode ser algo dificil e tarefa para gente realmente criativa.

I Miss My Pencil, de Martin Bone and Kara Johnson da IDEO, é um livro que explora e expõe a vertente do “fazer design” como uma tarefa e actividade que tantas vezes termina em si mesma, completando-se apenas no prazer de realizar em modelos e objectos unicos o que foi idealizado, constituindo apenas novo ponto de partida para mais explorações e desenvolvimentos sobre o mesmo tema.

O livro é uma “versão voyeur” da exploração do processo de design.

Tocando temas como a forma como sabor, aromas e outras sensações podem ser explorados no design de objectos de formas não convencionais, ou ainda como um processo de design em que a tradição e as formas artesanais de produção em conjunção com os processos industriais e de produção de massa, pode converter a exploração de objectos e conceitos do quotidiano em verdadeiras viagens exploratórias nos mundos estéticos e funcionais, sem qualquer contradição entre uma e outra forma, ou ainda como certas ligações emocionais e sensorais podem ser desenvolvidas relativamente a objectos mundanos e inanimados.

A escrita divide-se em três partes, cada uma sobre um dos temas e baseia-se em quatro conceitos e 12 experiências desenvolvidas internamente pela agência IDEO. A ideia é excelente, o seu desenvolvimento fascinante e a sua leitura um prazer.

Na designboom o livro é explicado em pormenor, num artigo intitulado I miss my pencil: a design exploration book, que é ele próprio uma reflexão sobre os temas.

Mas ilustrar os conceitos do livro, isso é outra história. E essa história, tem histórias.

 

 

Taking a bite out of Apple

A primeira parte do livro chama-se aisthetika e explora a forma como sabor e aroma pode ser integrado de formas não convencionais no design. Para ilustrar esse conceito era necessária uma imagem de abertura. As ideias eram várias, mas algumas quase irrealizáveis. Os autores desenvolveram o conceito de uma forma visual e chegaram à forma final que coube às oficinas da IDEO realizar. O resultado final é sensaciona, quase irreal e cinestésico.

O titulo da imagem é “Taking a bite out of Apple”. Aproveitem e deliciem-se.

O processo de desenvolvimento da imagem é explicado pelos autores em Taking a bite out of Apple, no blog da IDEO.

Referências
I miss my pencil: a design exploration book
Taking a bite out of Apple
designboom
IDEO
I Missed my Pencil – book review, no site  Core 77