Gestão de Projectos – Free Software


Gerir um projecto, mesmo que se trate de um pequeno projecto, pode exigir dispor das ferramentas adequadas. As ferramentas de software disponiveis são várias.

Mas quantas são de qualidade e, principalmente, GRATUITAS?

GanttProject é um software para a gestão de projectos, construido em Java, sendo portanto multiplataforma (Windows, Linux, Mac etc.). Mas acima de tudo é um software de grande qualidade, suportando de forma elegante e prática todas as ferramentas essenciais e necessárias. Pela semelhança com o seu competidor directo (o MSProject) a curva de aprendizagem é rapidíssima. E a troca de ficheiros com outros formatos também está suportada.

É claro que este não é um software tão sobrecarregado dos múltiplos extras que o MSProject apresenta (alguma vez os usou?). De qualquer modo, e já que a maioria são de utilidade duvidosa, certamente não sentirá a falta de nenhum deles.

Por comparação com o MSProject, a única falha de monta é a da inexistência de uma ferramenta de nivelamento automático da carga e uso de recursos.  Mas se já alguma vez tentou esta ferramenta no MSProject, num projecto com sobrecargas nos recursos, sabe que o resultado é absolutamente desastroso, com todo o projecto a ser automáticamente alterado por ela, e sem qualquer possibilidade de controlo, resultando na necessidade de o refazer todo, de fio a pavio. Melhor seria mesmo que não existisse… que foi precisamente a opção no GanttProject.

Aproveite e veja esta apresentação do GanttProject: http://www.ganttproject.biz/learn#t0

Quem sabe… sabe! E pelo preço (é freeware, gratuito portanto) não há como passar ao lado.

GanttProject
Home Page
Download e Teste Online

Livros

 

The Little Black Book of Project Management

Absolute Beginner’s Guide to Project Management (2nd Edition)

Anúncios

3 thoughts on “Gestão de Projectos – Free Software

  1. Olá João,
    Andava a fazer umas pesquisas e encontrei este teu blog!
    Conheço o GanttProject, que está muito bem elaborado, e já estamos a preparar uma integração com o http://www.workinproject.net para possibilitar um outro nível de análise em termos de planeamento de projectos.

    Aqui no Paraguay também utilizei o DotProject como ferramenta de planeamento mas a mesma verificou-se pouco produtiva devido à lentidão a efectuar modificações. Também lhe encontrei alguns ‘bugs’ de deixar os cabelos em pé. Para pequenos projectos funcionará…

    Abraço.

    Gostar

  2. Obrigado, Pedro Fonseca, pela excelente indicação.

    Pessoalmente não conhecia esta aplicação, que nos indicas, e estou agora a ter um primeiro contacto com ela, e já me estou a apaixonar, pois parece bastante robusta e completa.

    E é sempre precioso ter indicações de pessoas que, como tu, efectivamente usam as ferramentas no terreno, como é o caso na Micro I/O (http://www.microio.pt/).

    Uma ferramenta a rever brevemente.

    Gostar

  3. Caro João,
    parabéns pelos óptimos artigos sobre Gestão de Projectos.

    No capítulo das ferramentas, sugiro também uma olhadela ao DotProject: http://www.dotproject.net/

    O dotProject foi a ferramenta de gestão que adoptámos para a gestão de projectos na Micro I/O e tem cumprido plenamente. Sendo uma ferramenta baseada em Web,, apresenta um conjunto de vantagens, entre as quais permitir a todos ter acesso à página onde estão explicitadas todas as suas tarefas e o seu estado de cumprimento, o que permite acção coordenada de forma totalmente descentralizada. O acompanhamento do avanço do projecto é também fácil, sendo de assinalar a facilidade com que se assinalam problemas e eles são vistos pela coordenação do projecto.

    Tudo isto numa feramenta também livre.

    Bibliografia associada:

    Parabéns e um abraço!
    Pedro Fonseca

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s