“The tower is a global icon. It represents the determination and optimism of Dubai as a truly world city. It is a powerful symbol for the entire Arab world.”
Mohamed Alabbar

 

 

Oficialmente inaugurado no dia 4 de Janeiro, o Burj Dubai alterou a lista dos edificios mais altos do mundo, e deixou todos os outros a uma larga distância. Os números são impressionantes; e foi para isso mesmo que ele foi criado.

Foi claro desde o inicio que o edificio seria construido para fazer história, independentemente do que os arquitectos, ambientalistas, financiadores, compradores ou cidadãos do mundo e do Dubai pudessem pensar dele. O Burj Dubai é impressionante, mas foi construido contra todos os principios de sustentabilidade, financeira, económica, urbanistica, social, ecológica, construtiva, de segurança. É um atentado ao bom senso e á inteligência, mas de qualquer modo um monumento à engenharia!

Dá que pensar… porque evidentemente a intenção que levou da sua concepção à construção e á sua recente inauguração, é claramente uma declaração de força financeira, que felizmente parece estar cada vez mais próxima do fim. Felizmente porque, se assim não fosse, outros monstros se seguiriam. Quando foi iniciada a sua construção em 2004, o impacto do edificio a crescer foi tão grande que muita gente não acreditou no que via; muita gente pensou que nunca seria possivel concluiri este gigante.

O Burj Dubai (ou Burj Khalifa, como também é chamado), na cidade do Dubai, é o edificio mais alto do mundo. Com 828 m de altura total, deixa a centenas de metros o anterior edificio mais alto, a torre Taipei 101, em Taiwan com 509m (incluindo as estruturas metálicas no seu topo). Pode ser visto a 95km de distância e está coberto por 26,000 paineis de vidro! O custo estimado é de 1.500 milhões de dólares.

Assombroso… só apetece perguntar “para quê?”, se a toda a sua volta se estendem milhões de metros quadrados de área construtiva, já que toda a área é deserto!… 

 
Construction Data
Cost: US$800,000,000.00 (initial estimated cost)
Developer: Emaar Properties
Designed by: Skidmore, Owings, & Merrill
Type: Skyscraper
Location: No. 1, Burj Dubai Boulevard, Dubai, United Arab Emirates
Official Height: 828 m | 2716 feet
Floors: 162
Construction dates: from 2004, September 21 to 210, January 4

  

 

 de http://abduzeedo.com/burj-dubai-today-tallest-building-world

 

Referências
abduzeedo.com/burj-dubai-today-tallest-building-world
dailymail.co.uk
dailyfinance.com
archdaily.com
news.bbc.co.uk
guardian.co.uk
burjdubai.com
http://www.burjdubaiskyscraper.com/
wikipedia.org/wiki/Burj_Dubai