Os Robots não são novidade. Nem sequer o são, quando apresentam faces realistas. O cinema tem explorado essa vertente dos desenvolvimentos tecnológicos e tem aproveitado as suas potencialidades em filmes de grande qualidade.

Mas o Dr. David Hanson’s não faz cinema, nem se limita a construir faces para os robots. O seu campo de pesquisa é na àrea das expressões, dos robots sociais, da empatia e das reacções faciais, assim como o do campo complementar do reconhecimento de faces e pessoas pela máquina, com o reconhecimento das expressões faciais dos interlocutores.

Juntando tudo, os seus robots apresentam uma face viva: com expressões, reagindo com a expressão correcta, sendo capazes de seguir rostos, reconhecer pessoas, e apresentar uma face capaz de responder apropriadamente durante uma conversa, ou na presença de outros seres humanos, gerando empatia e expressando “emoções” e reacções caracteristicas dos seres humanos. 

O resultado é impressionante, e as possibilidades que se vislumbram são extraordinárias, se pensarmos no que pode ser feito ao adicionar comportamento inteligente, inteligência artificial, autonomia e capacidade de decisão. A tecnologia usada, simulando todos os musculos de expressão de uma face humana, baseia-se em materiais inovadores, com baixo consumo de energia, alimentado por pequenas baterias, algo que seria impossivel ainda há uns anos atrás.

A isto foi adicionada uma extraordinária tecnologia de reconhecimento de expressões faciais, originária do Laboratório de Expressão das Máquinas, da Universidade de San Diego.

Uma das experiencias já feitas, que passa pela capacidade de diálogo inteligente e empático, de “uma das suas faces” com humanos. Baseado em memória adicionada ao robot, e em tecnologias de linguagem natural, o diálogo torna-se realista e os próprios humanos reagem com empatia às mudanças de expressão facial, essencial para uma ligação afectiva e emocional ao discurso. É o Dr. Hanson que diz, que o resultado foi quase assustador, porque o diálogo parecia realista, e quase mostrava que o robot efectivamente tinha entendimento sobre o que estava a conversar.

David Hanson faz nesta TED Talk uma demonstração ao vivo de uma face de Einstein. Impressionante!!!

 

Referências
TED – David Hanson: Robots that “show emotion”
David Hanson Bio
Hanson Robotics