Nada…

Claro que muito aconteceu no mundo do multi-touch. Mas o resutado é… NADA. Porquê? Pois, resposta dificil!

Nada, é pouco, certamente! Mas nada é precisamente o que aocnteceu! Novidades tecnologicas, são quase nulas. Desenvolvimentos de negócio não parecem muito aparentes. Evoluções do mercado não são relevantes!

Que se passou então?

Apenas a consolidação no campo tecnológico, mas que afinal pouco eco encontrou no mercado…

Estranho? Certamente, uma vez que as espectativas eram grandes. Tecnologia desenvolvida, aplicações apontadas, marketing interessante, Microsoft envolvida, aparentemente tudo estava preparado para uma explosão do multitouch em 2009: correspondia a necessidades do mercado, a aspirações do utilizador, a espectativas do mercado… o que correu mal?

O facto é que nada correu mal… apenas mais uma aposta adiada pelos tempos de crise, e pelo desajuste da oferta tecnologica, relativamente à capacidade investimento  e á capacidade de assumir riscos.

Pequenos projectos foram resultando, e foram-se multiplicando. Infelizmente não criaram nem constituiram um mercado consolidado e estável.

Surgiram empresas um pouco por todo o lado, da china aos EUA (ver a FlipScript – na China – e a Multitouch 3G -EUA) . Excelente. Mas quanto tempo durarão? Mas que mercado encontrarão? Veremos em 2010 a evolução…

Multi-touch é, no campo dos interfaces homem maquina, certamente um dos mais significativos acontecimentos das ultimas três décadas. Mas… pois é… mas…

Referências
Multitouch 3G
Progen Labs
FlipScripts
NUI Group