O Nui Group reuniu todos os conhecimentos dispersos sobre as tecnologias open source multi-touch e resolveu publicar um livro, que reune os conhecimentos, projectos e resultados de experiencias dos vários membros, que antes estavam em formato Wiki, espalhados por foruns, em textos do próprio site e textos dos blogs e sites dos seus membros.   

Denominado “Multi-Touch_Technologies” o livro que, por contar com contribuições de multiplas pessoas se chama “community book”, teve o tratamento adequado e foi publicado em PDF, ainda antes de toda a informação nele contida vir a ser de novo revertida para um WiKi que ficará disponivel para consulta publica, sob licença public commons. A edição em papel poderá seguir-se se houver interesse, assim que estabilize a revisão da versão electrónica. 

 

O NUI Group (Natural User Interface Group) é uma comunidade aberta de para o media interactivo em open source pesquisando e creando tecnicas sensitivas de touch em beneficio da utilização artistica, comercial e educativa.  Funciona como um grupo colaborativo e está atento quer a desenvolvimentos na àrea do hardware e do suporte fisico open source ao multitouch, quer desenvolvendo activamente software de suporte e utilização destas tecnicas. 

Com o acumular de informação ao longo dos anos (a comunidade existe desde 1999, com inumeros exemplos de realização, incluido toda a base do actual software de multitouch e de processos touch sensitive em open source, nomeadamente a conhecida touchlib) era já tempo de colocar alguma ordem na informação disponivel, estruturar os conhecimentos e criar um documentos ou conjunto de documentos que fossem utilizáveis quer como referência, quer ainda como guia para quem de novo chega a este mundo e a este tipo de projectos. 

Faltava apenas quem reunisse as forças para iniciar dar corpo a este projecto, e isso finalmente aconteceu. 

A comunidade começou já os processos de tradução para várias linguas, incluindo o chinês, o que parece mostrar o enorme interesse que este projecto acabou por ter e por congregar à sua volta. O livro é, de qualquer modo, indispensável para quem se interessa por este assunto.

Entre os autores, estão nomes como Alex Teiche, Ashish Kumar Rai, Chris Yanc, Christian Moore, Donovan Solms, Görkem Çetin, Justin Riggio, Nolan Ramseyer, Paul D’Intino, Laurence Muller, Ramsin Khoshabeh, Rishi Bedi, Mohammad Taha Bintahir, Thomas Hansen, Tim Roth e Seth Sandler todos entusiastas, investigadores e autores bem conhecidos do mundo dos interfaces naturais, multitouch e de interacções por gesto.

A edição ficou a cargo de Görkem Çetin, Rishi Bedi and Seth Sandler. 

Uma vez que o site actual do NUI Group é algo confuso, e se estiver interessado, para descarregar o livro use este link:

http://nuicode.com/projects/wiki-book/files  

~logo 

Referências
NUI Group
http://nuicode.com/projects/wiki-book/files