Há em Londres um gabinete de arquitectura incontornável, com obras espalhadas um pouco por todo o mundo. O Arquitecto por detrás do seu exito chama-se Norman Foster e dá o nome ao gabinete: Foster+Partners.

Norman Foster nasceu em Manchester em 1935, e licenciou-se no Manchester University School of Architecture and City Planning até 1961, altura em que ganhou uma bolsa Henry Fellowship para a Universidade de Yale, onde fez o Doutoramento em Architectura.

Tendo fundado a Foster + Partners em London em 1967, de que é também o presidete, conduziu a firma a uma internacionalização rápida envolvendo-a em grandes obras, e tem agora gabinetes de projecto em mais de 20 paises. A firma tem sido responsável por uma variedade enorme de projectos, em várias especialidades , desde planeamento urbano, aeroportos, infraestruturas públicas, edificios, escritórios, oficinas, fábricas e finalmente, o design industrial e de produtos. um número impressionante é o de 470 prémios e nomeações por excelencia já recebidos os 86 prémios ganhos em competições nacionais e internacionais.

Norman Foster tornou-se o 21º premiado com o Pritzker da Architectura , em 1999, e recebeu o Praemium Imperiale Award para a Architectura, em 2002. A restante lista de prémios é impressionante e inclui a Medalha de Ouro do American Institute of Architects  (1994), o Royal Gold Medal para Architecture (1983),e a Medalha de Ouro da Academia Francesa de Arquitectura (1991). recebeu o titulo de cavaleiro britânico, e psteriormente tornou-se par do reino, como Lord Foster of Thames Bank.

Entre os seus trabalhos incluem-se o do maior edificio unico do mundo (o Aeroporto de Pequim), a requalificação da estação de caminhos de ferro de Dresden, o Viaduto Millau  em France, a torre Swiss Re e o Great Court no British Museum em London, o campus da Universidade Petronas na Malaysia, a torre Hearst Headquarters em New York, o Boston Museum of Fine Arts, e o Robert and Arlene Kogod Courtyard no Smithsonian Institution em Washington bem como o centro de investigação da Universidade de Stanford, na California.

O seu site está em http://www.fosterandpartners.com