MupiNão sabe o que são mupis? Então veja aqui. Fácil, fácil!

Se procurar num dicionário, não encontra. A Wikipedia é muda sobre mupis… O que é um MUPI? No mundo dos meios e publicidade, todos sabemos o que são. Para um leigo é uma daquelas palavra que fazem parte do “publicês”, mas…afinal… não é nada do outro mundo!

«Mupi» é o acrónimo de «Mobiliário Urbano Para Informação». De facto, e na origem, MUPI é o acrónimo francês para «mobilier urbain pour information». Mas também funciona em português. Como curiosidade em inglês usa-se exactamente a mesma palavra, por deferência à sua origem francesa, e por ser fácil de pronunciar nesse idioma.

O que são então os MUPI’s? São os expositores de publicidade, com dimensões medias, e um formato de cartaz,  geralmente protegidos por um vidro, que vemos espalhados pelas cidades, por vezes iluminados, e muitas vezes providos de um motor que faz rodar vários anuncios, permitindo o aproveitamento do mesmo dispositivo por várias campanhas.

Tradicionalmente começaram por conter mapas da cidade, horários de transportes, ou informações sobre o comércio e serviços locais ou sobre os eventos culturais nas imediações. Depois começaram a partilhar essa função, com o objectivo de situar publicidade nas paragens de autocarro, nos passeios e praças, e afinal em todos os locais da via pública onde há maior passagem de transeuntes. Hoje podem ser encontrados com todas essas funções, incluindo a de publicidade exclusivamente, e a exploração de uma rede destes meios pode inclusivamente constituir um negócio autónomo, por si, ou o complemento ou contrapartida para outras actividades de uma empresa.

Mais recentemente apareceram os MUPI’s digitais, em que o cartaz é simplesmente substituido por um painel de plasma ou do tipo TFT, que permite apresentar não só publicidade estática (do tipo cartaz) mas também publicidade dinâmica (animações, video, TV, etc).

Uma variante interessante destes MUPI’s digitais são os chamados MUPI’s interactivos, em que a publicidade não é apenas um conjunto de media prédeterminado que vai passando, mas é constituida por um conjunto de aplicações que conseguem interagir com o transeunte e até ser comandada por ele (com paineis do tipo touch screen, ou seja sensiveis ao toque, via SMS, com uma chamada de telemóvel, ou usando a internet, ligações WiFi, Bluetooth ou outras).

Na Dreamfeel temos concebido uma boa quantidade de estudos criativos para estes dispositivos interactivos, incluindo os MUPI’s, tantas vezes como mero exercicio criativo, mas que em qualquer momento poderemos produzir e realizar. O campo para a criatividade é vasto, e há muito para explorar.

Num dos MUPI’s interactivos, presente no aeroporto de Lisboa, parando algum tempo frente ao MUPI, uma câmara de video capta a nossa imagem, e coloca-a no visor do telemóvel anunciado, tornando-nos estrelas do anûncio; Noutro MUPI interactivo da nossa capital, uma chamada de telemóvel anima o MUPI da Ivete Sangalo, permitindo ouvi-la cantar; Num MUPI das páginas Amarelas, o vá pelos seus dedos” torna-se realidade num MUPI com touchScreen; Ainda noutro MUPI interactivo em NY o utilizador pode, num WebSite votar na escolha do seu artista preferido, e o MUPI vai reflectindo a votação em tempo real; noutro ainda pode enviar um SMS contendo um “emoticon” (os chamados “smilles”) e com isso modificar a expressão de uma conhecida figura publica que publicita no MUPI um produto… a imaginação é o limite e ainda teremos muito para ver.

Conceber e criar uma campanha com MUPI’s interactivos é hoje um desafio que vai explorar terreno ainda semi-virgem, e cada nova campanha poderá, quando bem concebida, ser uma novidade que nos irá surpreender nas ruas das nossas cidades.

Com a facilidade de ligação (internet, GSM, etc) toda uma rede de MUPI’s digitais ou de MUPI’s interactivos pode ser fácilmente gerido de forma digital, e remotamente a partir de um único local central.

Não é portanto apenas o dinamismo que se pode imprimir a uma campanha baseada em meios digitais, é também a facilidade de gestão que toda esta tecnologia vem trazer a uma rede urbana de informação e/ou de publicidade.

Referências
http://ppgmkt.blogspot.com/2006/04/voc-sabe-o-que-so-mupis-interativo.html
http://letratura.blogspot.com/2006/01/lxico-mupi.html