The word Dasein was used by several philosophers before Heidegger, with the meaning of “existence” or “presence”. It is derived from da-sein, which literally means being-there/here, though Heidegger was adamant that this was an inappropriate translation of Dasein. In German, Dasein is the German vernacular term for existence.

For Heidegger, however, it must not be mistaken for a subject, that is something definable in terms of consciousness or a self. Heidegger was adamant about this distinction, which carried on Nietzsche’s critique of the subject. Dasein, as a human being that is constituted by its temporality, illuminates and interprets the meaning of Being in Time. Heidegger chose this term as a synonym for “human entity” in order to emphasize the critical importance “being” has for our understanding and interpretation of the world.

DaseinA Dasein surge em 2001 como um projecto de Hugo Leão, Tiago Fonseca, Samuel Abecasis e Vasco Ferraz, designers de Equipamento. Mais tarde, em 2004, institui-se como estúdio no domínio do design de equipamento, design da comunicação e webdesign, já com Catarina Pestana (designer de comunicação), continuando associados ao projecto Hugo Leão, Samuel Abecasis e Vasco Ferraz.

Catarina Pestana nasceu em Lisboa, em 1980. Frequentou a Sociedade Nacional de Belas-Artes (1997-2000) e o Curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1998-2000). Em 2000, muda-se para Londres onde finaliza o seu curso (BA Honours Design for Communication) na Chelsea College of Arts and Design, especializando-se em Fotografia de Moda no London College of Fashion na London University.

Tendo anteriormente trabalhado para a Revista Harvey Nichols como assistente de Arte (2001), tornou-se então designer no Saville Associates (sob direcção do designer Peter Saville) colaborando em paralelo com a Revista Intersection (parte de Revista Dazed & Confused) até início de 2004.

Regressada a Lisboa, é presentemente sócio-gerente no estúdio de design Dasein.

Hugo Leão nasceu nas Caldas da Rainha, em 1979. Desde cedo interessa-se pela área das artes, vindo a frequentar o curso de Design de Equipamento na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Tendo desenvolvido projectos nas áreas do design de interiores, equipamento e comunicação desde 1999, trabalhou nas áreas de design gráfico e de equipamento para Miguel Arruda Arquitectos Associados e para o atelier Cor 15A. Hugo Leão foi um dos fundadores de Dasein.

Samuel Abecasis nasceu em Manchester, Reino Unido, em 1984. Desde cedo começa a interessar-se por construções tridimensionais e engenhosos mecanismos. Frequentou a Escola Secundária de Vergílio Ferreira, onde iniciou a sua formação académica no campo artístico. Durante este período desenvolveu trabalhos na área do vídeo e instalações.

Em 1999, ingressa no curso de Design de Equipamento da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa . Durante este período colaborou com o Departamento de Investigação Química da Universidade Nova, no desenho de células de alta pressão para a realização de experiências.

Em 2003, no âmbito do programa ERASMUS frequenta o Instituto Politécnico de Milão, onde desenvolve estudos na área da iluminação.

Em Setembro de 2002, é convidado a trabalhar na ExperimentaDesign, integrando a equipa de comunicação. Samuel Abecasis foi um dos fundadores de Dasein, tendo falecido em 2004.

Vasco Ferraz nasceu na Caparica, em 1980. Desde muito jovem, revelou um interesse muito especial pela ilustração, em especial pela Banda Desenhada, o que lhe fez merecer diversos prémios nesta área, nomeadamente o prémio do Salão Livre de Humor Nacional, em 1998. Nesse mesmo ano, ingressa na Faculdade Nacional de Belas-Artes da Universidade de Lisboa , em Design de Equipamento.

Em paralelo, Vasco desenvolve projectos nas áreas do design do equipamento e da ilustração, nomeadamente para a Arisco. Em 2002, frequenta o programa Erasmus no Politécnico de Milão, em Design de Equipamento e Museologia.

Foi um dos fundadores de Dasein.

 

Referencias
http://www.dasein.pt/