thinkpublicThinkpublic é uma agencia inglesa, baseada em Londres, focada em usar o design para melhorar a experiência de serviços, no sector público. 

Para o alcançar trabalham com os fornecedores de serviços e com o seu público,  para compreenderem como os seus serviços e e experiências podem ser melhoradas. Os seus métodos incluem a pesquisa antropológica social, o design, a produção de filmes e a realização de workshops. 

Os desafios que enfrentam são os de melhorar a prestação de serviços, no sector público, e a percepção da sua qualidade, pelo público a que se destinam, trabalhando para isso com as organizações, envolvendo os seus utilizadores e funcionários, criando estratégias inovadoras para obter as melhorias, redesenhando e racionalizando a prestação de serviços, de produtos e de comunicação.

Esta agencia já desenvolveu trabalhos que cobrem desde a àrea da simples comunicação com o público, reorganização de serviços, desenvolvimento de estratégias de relacionamento, simplificação de processos e desburocratização de procedimentos, design de serviços e de produtos, reorganização departamental. Trabalham a imagem dos prestadores de serviços, a funcionalidade das organizações, a simplicidade de processos, a racionalização dos meios e da sua utilização, a comunicação com o público… enfim, todo o mundo de design da organização, da prestação de serviços e seu relacionamento com o público.

Já trabalharam em situações tão diversas como o sistema nacional de saude do Reino Unido, o poder local, as organizações não governamentais, os sistemas de educação, e as organizações privadas, de empresas a associações de utentes.

Abordagens inovadoras, métodos de trabalho frescos, atenção aos intervenientes nos processos, permitem a esta agência afirmar que os seus resultados são reproduziveis, através de todos os sistemas de prestação de serviços públicos, que as suas conclusões são transversais, que as suas estratégias são universais.

The Social Lab

Uma das suas iniciativas, chamada The Social Lab, é um espaço ainda mais interessante e motivador, de reflexão e pesquisa,  em que de dois em dois meses, partindo de um tema dado, a participação de especialistas e do público estabelece um debate com a Thinkpublic, levando a abordagens e visões inovadoras e estimulando caminhos e soluções criativas para os problemas da interacção social.

Social Lab

A ver e seguir com atenção.

 

Referência
Thinkpublic
The Social Lab