O Grupo Páginas Amarelas, no Canadá, publica directórios especializados, telefónicos e publicitários, há mais de um século, incluindo nos ultimos anos os directórios internet, que incluem motores de pesquisa. Vendo a sua penetração ameaçada pela presença dos motores de busca internet com mais penetração (Google, Yahoo, etc.) necessitou de relançar a sua presença de uma maneira forte e inesquecivel, claramente diferenciador.

A agencia Cossette, de Vancover, Canadá, desenvolveu o conceito posicionando o serviço internet das Páginas Amarelas (Canadá) como o serviço que encontra os negócios locais e próximos com vantagem obvia de rapidez e eficiencia, relativamente aos seus concorrentes.

Centrado na ideia simples de “The Find Engine” (ou seja “o motor de encontrar”, por oposição a “Search Engine”, traduzivel por “motor de procurar”, usado para referir os outros serviços), a imagem visual usada foi o de um dardo, fortemente identificável e colorido de amarelo, a côr da marca, que subitamente atinge o objectivo: cada um dos negócios que encontra.

O dardo amarelo foi usado em videos, na televisão, mas principalmente foi espalhado na cidade de Toronto, em vários negócios locais, levando-o até ao público, fazendo-o interagir com ele, nos trajectos de trabalho, locais lazer e ao fim e ao cabo em todo o lado.

A campanha estendeu-se à rádio, televisão, internet, imprensa e ambiente urbano.

Referência
A campanha