PS GRandis 1Já o tinhamos feito para o congresso do PS em Espinho, e para as Eleições Europeias.

De novo a Dreamfeel foi escolhida para efectuar a decoração dos veiculos do Partido Socialista na campanha para as eleições legislativas, tendo efectuado trabalhos de design gráfico, adaptação de grafismos aos veículos e coordenado os trabalhos de impressão e montagem das películas decorativas.

Foram 7 veiculos Mitsubishi Grandis que receberam decoração integral, incluindo vidros e tejadilho, em película de vinil e pelicula de vinil micro-perfurado impressa digitalmente (a tal de que a GNR não gostou, e deu origem à apreensão – temporária – de três dos veiculos à entrada do Barreiro) com os slogans e os grafismos de campanha. Além destes foi ainda impresso um conjunto suplementar de películas, para fazer face a qualquer eventualidade que possa ocorrer durante a campanha.

Além destes veículos, foram ainda decorados mais 6 veículos variados, do tipo monovolume, com pelicula de vinil impressa digitalmente, com cobertura parcial das laterais, frente e traseira dos veículos, também com os grafismos de campanha.

Decorámos ainda integralmente o autocarro SCANIA que acompanha a caravana, sendo que este constituiu para nós o maior desafio, quer pela sua dimensão, quer pela natureza da decoração pretendida, que incluia a decoração integral e completa do veículo.

PS autocarroCom uma decoração integral, incluindo vidros laterais e traseiros, frente, traseira e tejadilho, o trabalho foi efectuado partindo de grafismos de campanha concebidos originalmente para cartazes e outdoors, desenvolvendo o conceito gráfico, adaptando-o às caracteristicas do veículo, e impresso digitalmente em peliculas de vinil e de vinil micro-perfurado, com impressão digital, e montado sobre o veículo com cobertura quase integral.

O resultado final é incrivelmente bonito, e visivel na caravana do Partido Socialista que percorre o país nos eventos de campanha, a qual não deixa indiferente ninguém que a veja nos locais por onde passa.

Todas as peliculas aplicadas são amoviveis e constituem portanto decoração temporária do veículo.

Apesar disso um mal entendido ocorrido com a GNR na chegada da caravana ao Barreiro, provocou a apreensão temporária (prontamente resolvida) de três das viaturas por alegadamente estas se encontrarem alteradas (a côr da decoração não corresponderia à côr indicada no livrete) e não ter sido emitida licença para a aposição de publicidade nos veículos. O equivoco é obvio, uma vez que em nada foram alteradas as caracteristicas dos veículo, uma vez que a aplicação de peliculas amoviveis não altera as caracteristicas do próprio veículo, já que a legislação se refere a pintura e não a aplicações amoviveis sobre a pintura, e a necessidade de licença de publicidade, emitida especificamente caso a caso, e pagamento de respectivas taxas de emissão e licenciamento, se aplica apenas a publicidade comercial e equiparada (decorre apenas da lei da publicidade) e neste caso se aplica a lei eleitoral, que relativamente a este aspecto apenas estabelece o direito e liberdade de expressão e condena qualquer impedimento a este direito.

O desafio posto pelo Partido Socialista à Dreamfeel para decoração desta frota foi uma vez mais por nós, na vertente do design de comunicação e coordenação de projecto, e pelos nossos parceiros, que completaram os trabalhos gráficos e de montagem (Impression Global, PPP Estúdio e .BR) completamente correspondido. Estamos orgulhosos do resultado final que veicula de forma inequivoca os valores e ideias que o cliente pretendia e nos propôs comunciar através detes veículos.

Referências
Meios de campanha do PS esmagam os da concorrência
GNR apreende carros da caravana do PS
Decoração de Veiculos para o Congresso de Espinho

Os veículos das Eleições Legislativas

HPIM4229

Ponto BR  (51)

  607

605

Os veículos das Eleições Europeias

VIATURA DECORADA (2)

HPIM3800

HPIM3801