EXD09Está a decorrer em Lisboa a ExperimentaDesign2009 (EXD/09) com um programa rico e variado que vai de conferências e workshops a exposições, concursos internacionais e eventos variados.

A ExperimentaDesign Lisboa/Amsterdam é uma bienal cultural dedicada ao design, arquitectura e criatividade contemporânea e marca registada da Experimenta, uma associação portuguesa sem fins lucrativos.

 

 

 

 

 

 

A Bienal gera e apresenta projectos, conceitos e ideias originais em diferentes formatos: conferências, projecções, exposições, intervenções urbanas, workshops e debates. Realizados em vários espaços, dinamizam circuitos alternativos de visita e a descoberta da cidade anfitriã. Acontece em Lisboa e Amesterdão em anos alternados e sempre com programas distintos. A capital portuguesa, onde foi criada, acolhe a Bienal em anos ímpares desde 1999 (à excepção de 2007, cuja edição foi cancelada). Desde 2008, tem lugar na capital holandesa em anos pares.

É uma plataforma dinâmica empenhada em promover o design e a produção cultural contemporânea através da discussão, experimentação e reflexão crítica. Aposta na democratização do conhecimento e na actualização de competências, olhando a cultura como factor essencial à inovação e ao desenvolvimento socioeconómico.

O principal vector da Bienal é o design no sentido mais amplo, não apenas nas múltiplas vertentes de criação e produção, mas enquanto disciplina operativa e metodologia de trabalho. O segundo vector é a arquitectura, nas suas diferentes escalas e âmbitos.

Assumindo a cultura de projecto como eixo central numa perspectiva transversal e integradora, a ExperimentaDesign Lisboa/Amsterdam apresenta conteúdos em áreas como design industrial, arquitectura, design de comunicação, cinema, ambient design, fotografia, multimédia, sound design, light design, vídeo e artes visuais.

 Propicia intercâmbios, intersecções e estímulos no seio da comunidade criativa e académica, operando numa rede de colaborações e co-produções com instituições e agentes culturais, estabelecimentos de ensino, empresas e teóricos nacionais e internacionais.

O programa é multiplo e ocorre em vários pontos da cidade de Lisboa, com acontecimentos variados ao longo do tempo. O centro de operações é o Palácio Braancamp no centro da cidade, mas os locais vão desde o Teatro Camões ao Centro Cultural de Belém (Colecção Berardo) ou do Museu do Oriente à Sociedade Nacional de Belas Artes. Mais no site do evento.

O programa para a semana em curso vai sendo apresentado na página de entrada do site da Bienal e está disponivel online um conjunto de documentação, incluindo um excelente Cartaz/Programa. O Blog da ExperimentaDesign cumpre também o papel de serviço informativo e centro de imprensa, noticiando sobre os variados eventos que vão decorrendo.

 

Referencias
Experimenta Design 2009
Associação Experimenta
O Blog da ExperimentaDesign
No Público