A tecnologia bluetooth permite a ligação para troca de dados sem fios (por comunicação simples usando rádio frequência), com baixo custo e reduzido consumo de energia, de dispositivos móveis o fixos de variados tipos, incluindo telemóveis, PDA’s, Smartphones  e computadores, entre outros.

 

Uma tecnologia simples

 “…o bluetooth tornou-se omnipresente nos dispositivos móveis actuais…”

Pela sua versatilidade e segurança o bluetooth é hoje uma tecnologia comum na maioria dos equipamentos portáteis e móveis, estando já presente em todo o tipo de telemóveis, PDA’s e computadores portáteis e seus periféricos, além de dispositivos como GPS’S, leitores multimédia MP4 e mp3 ou mesmo em equipamento como leitores de DVD, players multimédia e set top box  para TV.

Pela suas múltiplas possibilidades de uso, que vão desde a ligação sem fios de periféricos (auriculares, impressoras, etc.), troca de dados com outros utilizadores (telemóveis, computadores, armazenamento externo) ou difusão desatendida de conteúdos e dados em espaços públicos, o bluetooth tornou-se omnipresente nos dispositivos móveis actuais e abre um novo campo de comunicação de dados e de informação.

Utilização

 Na sua versão de utilização para a difusão em espaços públicos de documentação, como prospectos, flyers, catálogos ou plaquetes comerciais em feiras, pontos de venda, exposições ou mesmo em lojas, centros comerciais e em geral em qualquer espaço público, o bluetooth afirma-se como uma mais valia para qualquer empresa ou entidade que necessita de comunicar com o seu público. O bluetooth está a destronar progressiva e definitivamente a distribuição de documentação impressa em papel.

As novas utilizações do bluetooth passam já, não só pela divulgação de material promocional e publicitário em feiras e stands, como pela própria entrega aos utilizadores de documentação técnica de produtos, em espaços de venda, (Catálogos, Manuais de Utilizador, Manuais Técnicos, Data Sheets), ou pela distribuição de instruções de utilização, divulgação de noticiários ou informações, entrega de vales de desconto e vouchers ou, nas bilheteiras e controlo de acessos, para a venda de bilhetes e ingressos, distribuição de convites e livre-trânsitos ou mesmo a validação de identidades, etc.

A sua utilização torna-se assim a preferida mesmo para os casos menos evidentes, como a distribuição de documentação desmaterializada (e-documents, sem papel) em congressos, convenções e feiras, apresentações e demonstrações, eventos empresariais e culturais ou em qualquer lugar onde a distribuição de documentação em papel apenas vem dificultar o acesso ao público, complicar a logistica do evento, ou prejudicar a passagem da mensagem e agravar as condições do nosso planeta e do ambiente.

 

A Instalação de um hot-spot ou ponto de difusão bluetooth

Hot-SpotUm hot-spot bluetooth é um ponto de distribuição, por difusão pública, de multimédia e documentação electrónica de todo o tipo, incluindo documentos técnicos, comerciais, lúdicos, promocionais ou outros. Os hot-spots podem ser criados em qualquer lugar onde se pretenda efectuar a distribuição de documentação ou multimédia, incluindo espaços de circulação, recepções, bilheteiras e átrios, stands de feira, espaços desportivos, espaços interiores e ar livre e onde se disponha já de equipamento informático ou onde possam ser colocados dispositivos específicos para o efeito.

A instalação destes dispositivos em mupis, totems, balcões, stands, interactivos multimédia, quiosques, ou qualquer outro suporte, no interior ou exterior, incluindo instalação (dissimulada ou não) em locais ao ar livre, em ruas, praças e espaços de passagem e reunião, em coffrets anti-vandálicos ou em mastros e postes, é facilitada pela diversidade e variedade dos dispositivos físicos que suportam este meio de comunicação.

Para completar a panóplia de facilidades, alguns destes dispositivos oferecidos pela Dreamfeel Lda funcionam a bateria, autónomamente, sem necessitarem de ligação à corrente (uso em veículos ou em instalações móveis e temporárias), podem ser temporizados para ligarem e desligarem autónomamente a horas prefixadas (operação não assistida), podem ser actualizados e controlados remotamente via internet, ou apresentam ainda funcionalidades de servidor web e/ou Acess Point WiFi, possibilitando o acesso controlado a um portal e à internet, em locais onde o público pode beneficiar dessas funcionalidades: átrios, refeitórios, cafetarias, recintos de exposições e feiras, ruas, parques e praças, centros comerciais, etc.

Versatilidade e variedade

A tecnologia é versátil e de baixo custo. Permite a difusão de documentos, incluindo texto e imagens (formatos PDF, Word, ou outros), de gráficos (PDF, Excel, ou outros) e fotos ou imagem (JPEG, GIF, TIFF, etc.), som (mp3, wav, aac, etc.) ou vídeo (MPEG, DIVX, AVI, etc.) ou mesmo aplicações interactivas (JAVA, etc.). A maior universalidade foi já atingida com a uniformização dos media e formatos entendidos pelos dispositivos móveis.

hot-spot 2Adicionalmente a possibilidade de obter os equipamentos de difusão bluetooth prontos a instalar e usar, com características variadas e funcionalidades abrangentes, da mais simples, à mais complexa, os dispositivos com facilidades mistas (difusão bluetooth + AP WiFi ou servidor para portal internet com AP WiFi) ou versões baseadas apenas em software (usando os dispositivos bluetooth já presentes nos equipamentos de suporte a usar), ou  plug-ins com versatilidade para integração, permite a sua fácil adaptação a todas as situações ou a sua integração em software ou aplicações já existente ou a desenvolver.

Finalmente a possibilidade de funcionamento em modo push (é o dispositivo bluetooth que diz ao utilizador o que ele vai receber), ou em modo pull (é o utilizador que escolhe o conteúdo que pretende receber), criam a versatilidade total neste meio.

A versatilidade de gerir local ou remotamente listas de difusão de conteúdos, documentação ou de media, a possibilidade de calendarização no tempo dos conteúdos a distribuir, a possibilidade de interacção com o público, permitindo-lhe “pedir” ou autorizar a recepção de ficheiros específicos ou propostos, a versatilidade de meios usados (texto, imagem, fotos, som, vídeo, ou aplicações interactivas em Java, por exemplo) ou a possibilidade de rapidamente substituir uma campanha ou documento em divulgação, tornam este o meio do futuro para um marketing mais efectivo, uma comunicação mais eficaz e útil, e uma difusão de documentação mais económica e verde.

Referências
Dreamfeel Lda