Tipificar as campanhas que os novos meios proporcionam, é algo inatingivel ainda, pelas próprias caracteristicas dos media: sendo meios emergentes, novos portanto, ainda são terreno fertil para a criatividade. E o futuro ainda nos reserverá novas utilizações que vão sendo imaginadas passo a passo. 

Porém, no marketing de proximidade, usando a difusão WiFi ou Bluetooth, estamos perante um meio já bem maduro, um meio já bastante usado e com provas dadas, no qual podemos começar a tipificar. É claro que muito ainda há para criar, e novas utilizações vão sendo criadas à medida da imaginação e das necessidades concretas de cada cliente e campanha. Mas outras estão já bem implantadas e com uso regular.

Sem querermos ser exaustivos, aqui fica uma pequena lista de tipificação deste tipo de campanhas:

Campanhas de Notoriedade e Branding

Têm como objectivo aumentar a notoriedade da marca ou mesmo refrescar os valores que lhe estão associados. Este tipo de campanha pode ainda ser tornada mais eficaz através de iniciativas com efeito viral (marketing viral), em que o utilizador reproduz o efeito, ao reenviar mensagens e media a outros utilizadores, ao conservar no seu telemóvel uma aplicação com publicidade, ou ao manter um toque com a musica associada à marca. Recomendadas para reforço de imagem da empresa ou do produto, ou para angariação de novos clientes.

Campanhas de Fidelização

Fortalecem ligações entre as marcas e os clientes; e fazen-no enriquecendo as experiências vividas pelos consumidores. O efeito consegue-se disponibilizando nos dispositivos móveis conteúdos de valor num determinado momento, incluindo multimedia e aplicações. Pode ainda ser obtida com a disponibilização de aplicações ou instalações que para o cliente têm o valor de um novo serviço. Recomendadas para instalações fixas em lojas, pontos de venda, eventos de entretenimento ou profissionais, incluindo feiras e exposições. Um caso flagrante são os serviços de consulta de estado da conta corrente de um serviço de pontos (programa de milhas aéreas, pontos de operador de telecomunicações, ou outros). O fornecimento de clips de video e de ficheiros de musica, apenas para clientes registados, é outro exemplo.

Campanhas de Vendas

Servem objectivos comerciais, que se traduzem em aumento de vendas de produtos ou serviços. Podem ser constituidos por campanhas de preço e de desconto, pelo fornecimento de vouchers de desconto, pelo envio de mensagens de alerta sobre eventos, ou simplesmente por publicidade localizada, na proximidade da loja. Muitas vezes é usado com objectivos imediatos (“Desconto para compras superiores a X nos proximos 30 minutos…”) ou para cross selling (…desconto na loja X ou no produto Y para quem apresentar o talão de compra nesta loja…).

Aumento de Produtividade

Acesso em tempo real a informações da empresa. Recomendado para actividades com elevada mobilidade. É o caso de acesso a dados online, possibilitar ao cliente a consulta de sua conta corrente, ou outras aplicações do mesmo género, facilitadoras de actividades em mobilidade.

Campanhas de Suporte …em pontos de venda

Alavancam outras acções de marketing, gerando tráfego para uma zona promocional ou ponto de venda. Usadas em corss seling, em promoção de zonas comerciais, de serviços da zona comercial, na informação de clientes, etc.

Prospecção

Accões promocionais para recolha do perfil dos clientes. Muitas vezes baseadas no pedido de registo do cliente na base de dados, para obter um beneficio concreto imediato (distribuição de media, acesso a descontos, encomenda online, reserva de bilhetes, etc…)

Conclusão

Muitos outros tipos de campanha poderão vir a aparecer. Algumas das utilizações aqui tipificadas são, na prática, pouco distintas, misturando-se as suas utilizações. Neste caso, como sempre no marketing, os objectivos a atingir e a criatividade dos responsáveis pela criação da campanha são reis e senhores, geradores de inovação, de surpresa, e surpreendendo o consumidor.