As galerias de sites Web são uma inspiração. Algumas não passam de meros repositórios de trabalhos, portfolios desconexos, ou amontoados incógnitos de designs sem história. Outras são verdadeiros tesouros. O blog “A source of inspiration” colecionou uma lista de algumas das melhores que podemos aceder na Web. E elas ultrapassam largamente as expectativas. Veja aqui a alista:

A primeira galeria chama-se isso mesmo: inspiração. É a “PTInspired” e ali temos o creme da Web feita nas terras lusa:

PTInspired

As restantes apresentam o que de melhor se faz no mundo:

The FWA – Favourite Website Awards
A mais famosa de todas as galerias, criada em 2000 por Rob Ford. Tem o famoso “Site of The Day” e é agora um site internet completo, incluindo um canal de video em  FWATheater.

CSS Mania
Um dos maiores sites referentes a CSS. Explorar pelas categorias.

DarkEye
Absolutamente impressionante. Contém muita informação sobre os sites. Organização por cor. Permite a criação de galerias-portfolios por webdesigners. 

NetDiver
É mais um webzine que uma galeria, na verdadeira acepção da palavra, mas cobre várias tendências muito interessantes.

StyleGala
Apesar de já ser raramente actualizada, ainda contém uma das melhores galerias de CSS, onde estão presentes todos os clássicos e todos os CSS fundamentais .

Best Web Gallery
Talvez não seja nem a maior nem a melhor, mas tem um design e um visual fácil de consultar e de percorrer. Várias informações adicionais estão presentes acerca de cada site 

Design Charts
Nem é uma verdadeira galeria, nem é apenas sobre webdesign, mas o que se faz de mais actual está aqui.

Webcreme
Flash e CSS, num layout muito prático com thumbnails. Excelente.

Straightline
Com origem no Japão, uma excelente nova aquisição para a lista…

Daily Slurp
Esta galeria acompanha o blog Design Meltdown, ambos da responsabilidade de Patrick McNeilque publicou o bem conhecido livro The Web Designer’s Idea Book. Uma discussão sobre tendencias em Webdeign, e uma critica fundamentada a estas tendências. A acompanhar de perto.

 

Referências
posted in A Source of Inspiration