A designação “Proximity Marketing” entrou definitivamente no vocabulário da especialidade. Mas o que é o “Proximity Marketing”?

Proximity marketing é a distribuição localizada de conteúdos de publicidade e marketing, associadas a um local particular, fisico, onde são distribuidos (geolocalização de proximidade). Os conteúdos podem ser distribuidos por diversos suportes de transmissão, e quando são digitais, recebidos essencialmente em dispositivos móveis na posse do destinatário, ou grupos de destinatários. 

A transmissão destes conteudos digitais dentro de um espaço limitado faz-se após identificação dos dispositivos móveis que entram dentro da àrea de cobertura e, após anuncio da sua disponibilidade, por aceitação do destinatário que autoriza a sua recepção, ou num outro modelo é ele mesmo que o solicita (após tomar consciencia da sua disponibilidade, por exemplo em meios fixos e estáticos como cartazes, totens ou mupies.

Tecnicamente o marketing de proximidade digital pode usar os seguintes meios de transmissão:

  • Bluetooth (dispositivos com Bluetooth dentro do alcance de um dispositivo de difusão Bluetooth)
  • GPS/Internet – Dispositivos com GPS capazes de informar na internet a sua localização, recebendo conteúdos referentes a essa localização. 
  • WiFi (dispositivos com rede WiFi presentes num dado AP – Acess Point, ou conjunto de AP’s)
  • GSM/GPRS (telefones móveis presentes numa determinada célula)

Este tipo de difusão de conteúdos pode ser usadas para distribuir conteúdos e obter efeitos como

  • Informação turística localizada,
  • Guias de visita turistisca
  • Pesquisa de serviços e negócios específicos na proximidade (restaurantes, hoteis, bancos, estações de serviço, exposições, museus, concertos, etc.),
  • Publicidade a lojas e serviços,
  • Promoções de produtos,
  • Campanhas localizadas,
  • Captação de clientes,
  • Distribuição de vales e vouchers,
  • Oferta de descontos, bilhetes e ingressos,
  • Disponibilização de agenda ou calendários de eventos (congressos, conferências, cursos e formações, eventos de empresa, eventos mediáticos, feiras e exposições), etc.
  • Oferta de conteúdos gratuitos (clips de video, musica mp3, toques de telemóvel, catálogos, especificações técnicas, etc.)
  • Distribuição de publicidade (e-flyers, teasers, monofolhas, cartazes, etc.)

Como em qualquer outra campanha a criatividade manda e pode criar os eventos certos para atingir os objectivos. A Dreamfeel pode fazer todoo design de uma campanha com estes meios, bem como toda a instalação e implementação dos meios no terreno. Dispomos de diversas possibilidades e configurações capazes de responder a todo o tipo de campanhas que se possam conceber, principalmente na àrea do Bluetooth e WiFi. Consulte-nos.

 

Sistemas baseados em Bluetooth

O Bluetooth é um sistema de comunicação RF de curto alcance (30 a 100 metros), presente em muitos dispositivos móveis e com utilização ainda em fase de grande crescimento. Pode ser usado em geral para qualquer tipo de transferência de dados, e aparece em telemóveis, PDA’s smartphones e computadores portáties. Alguns dispositivos específicos fixos usam também este tipo de tecnologia (domótica, comando remoto de equipamentos, sistemas de alarme, etc.). Nos telemóveis é o mais usado para ligação sem fios de headphones e perifericos, ligação às bases em automóveis e transferência de dados entre telemóveis.

Nas primeras implementações o Bluetooth consumia bastante, e havia algum receio por razões de segurança (virus, acesso indevido a dados, etc.) e os utilizadores mantinham o Bluetoooth desligado, ou pelo menos num modo em que o dispositivo não podia ser descoberto ou identificado. Para contornar isso, em muitos locais onde existia difusão bluetooth , isso era anunciado em meios estáticos e tradicionais. Hoje a maioria dos utilizadores mantém o bluetooth ligado, e essas questões já não se põem. O servidor de difusão pode geralmente identificar automáticamente tudo o que se aproxime e suporte bluetooth.

A utilização do Bluetooth para marketing pode envolver: difusão simples de multimedia (imagens, video, som) ou a difusão de aplicações Java que depois permitem interacção ( e muitas vezes o download de multimedia simples.

Quando se usam as aplicações Java, uma multiplicidade de interacções pode ser implementada, incluindo a definião de preferências, de perfis de utilizador, a ligação da interacção a perfis já disponiveis na internet (site da empresa, redes sociais, etc.) ou mesmo a interacção com a própria lista de contactos do utilizador, proporcionando, por exemplo, convite aos conhecidos e amigos para se juntarem num restaurante, num concerto ou num evento, difusão da publicidade para outros conhecidos e amigos, etc.

O uso nos transportes turisticos é também uma das possibilidades, para difundir informação sobre os locais visitados e trajectos; nos transportes publicos, para difundir informação sobre trajectos, paragens e horários. No Brasil o funicular do Corcovado (“trenzinho do Corcovado”) já dispõe desse sistema. Em Portugal foi já experimentado em algumas paragens de autocarro e em autocarros de turismo. A Dreamfeel está activamente a propor este tipo de soluções, e a desenvolver por medida todo o design das campanhas.

 

Baseado em WiFi

O WiFi está largamente difundido e existe essencialmente em computadores, mas também em PDA’s, SmartPhones e alguns telemóveis. Permite qualquer tipo de transmissão de dados, mesmo de grande volume. Geralmente há cobertura de redeWiFi em vários lugares, incluindo os públicos, de modo que os utilizadores usam os seus computadores nesses lugares (restaurantes, cafetarias, cafés, salas de espera, atrios de edificios, aeroportos, estações, edificios públicos, correios, praças, etc.).

O nivel de comunicação estabelecido por WiFi pode ser de vários tipos, com diversos niveis de segurança. mas o mais comum é o acesso a uma rede, do tipo rede microsoft,  com validação de nome de utilizador e password, e com encriptação básica, sem mais segurança, o que permite ao utilizador o acesso a dados referente aos locais (publicidade, dados das empresas, etc) e à internet.

Tipicamente, no marketing, este acesso do tipo internet é redireccionado para um portal local que implementa ao mesmo tempo as acções de marketing e funciona como um proxy para a internet. O utilizador é pois confrontado (muitas vezes auxiliado, outras importunado!) por conteudos locais que lhe sugerem compras, acções, ou eventos, e que se adicionam à navegação no browser. Muitas vezes recebe também mensagens intercaladas noutros tipos de comunicação (mensagens instantâneas, mail, etc.).

As autarquias ou os comerciantes locais podem assim proporcionar acesso WiFi à população, na sua zona comercial específica, melhorando e promovendo a vivência dos compradores, proporcionando um serviço gratuito, mas com custos pagos pela publicidade. O efeito é surpreendente.

Também neste caso pode ser implementado o download de aplicações para acesso, as quais podem elas próprias ser interactivas e portanto proporcionar a ferramenta de marketing e publicidade.

 

Baseados em GSM

O GSM 03.41 define um Short Message Service – Cell Broadcast (SMS-CB) que permite a difusão de mensagens (publicidade, informação pública, etc.) a todos os dispositivos moveis numa àrea geográfica (célula ou conjunto de células). Alguns dispositivos móveis têm a opção de desligar estas mensagens. A rede GSM pode também conhecer a posição de qualquer dispositivo móvel que esteja ligado na rede, a um nivem maior pela célula a que se liga, e em maior detalhe por triangulação de potência detectada sobre as antenas de várias células ao alcance. A precisão da localização é variável e pode ir de uma centena de metros a pouco mais de 2 quilómetros, mas é variável com a localização e tamanho da célula na região em que o dispositivo se encontra.  

Bluewater, um centro comercial no Reino Unido, tem um sistema local GSM instalado, que auxilia a cobertura das redes publcias, mas que essencialmente permite conhecer dentro do centro comercial a localização de qualquer dispositivo, e portanto de qualquer comprador. O sistema permite a difusão de publicidade e ofertas, mas também o registo dos utilizadores, com perfis por eles definidos, que vão desde definirem o que querem ou não receber, até ao registo das suas preferências de compras e percursos dentro do centro comercial.

Por depender do pagamento a operadores, este tipo de marketing é em geral menos usado. Os utilizadores de telemóvel têm também uma certa resistência a este tipo de mensagens, uma vez que sentem que não têm qualquer tipo de controlo sobre elas. É portanto um meio pouco usado.

 

GPS

Uma aplicação Java pode ser descarregada em vários postos de turismo para qualquer dispositivo com GPS, que auxilia o turista a percorrer a àrea turistica coberta, guiando-o por ruas, caminhos e estradas, conduzindo-o aos pontos de interesse, registando os trajectos já efectuados, fornecendo dados adicionais sobre cada local em que se encontra (obtidos via internet) ou sobre qualquer dos locais na lista da aplicação. Esta é uma utilização tipica.

Noutra utilização, um dispositivo GPS, com uma aplicação descarregada especialmente para o efeito, permite saber quem se encontra nas proximidades e estabelecer comunicações (do tipo messenger ou twiter) com quem pretendemos. Está a ser um sucesso em zonas turisticas, estações históricas ou arqueológicas, parques temáticos, regiões turisticas, etc. É usada para manter em contacto pessoas de um mesmo grupo, para descobrir pessoas do mesmo país nesses local, encontrar companhia em zonas de diversão, descobrir o que os amigos estão a fazer e onde estão, etc.

É um meio que permite sem duvida difundir informação e publicidade apenas a quem interessa, pois está nas proximidades; tem sido usada para a realização de eventos instantâneos de marketing (promoções, apresentações, concursos, etc), para a difusão de publicidade localizadas (à hora do almoço, a difusão da informação dos restaurantes mais próximos, respectivas ementas, preços e promoções do dia, por exemplo). Nesta aplicação o utilizador, subscritor do serviço, usa uma aplicação lhe dá as sugestões do dia ou lhe permite a consulta sistemática. Mas apenas recebe o que diz respeito às proximidades…

 

Conclusão

O marketing de proximidade é uma tendencia actual, ainda a ser explorada em todas as suas potencialidades, em forte crescimento, um meio extremamente poderoso, e com grande margem para criatividade. Tecnicamente é simples, quando usa suportes digitais, e tudo se encontra já instalado ou disponivel (a rede GPS, a rede GSM, as redes WiFi, os dispositivos moveis nos bolsos do publcio, etc.) e portanto são opções de baixissimo custo, muita eficácia (atinge quase toda a população, apenas na àrea em que interessa o contacto) e permite configurações de variado tipo, em função dos objectivos.

Vamos ver o aumento do uso destes meios nos próximos anos.

 

Somos especialistas de Proximity Marketing

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