É espantosa a quantidade de WeSites de baixa qualidade que se vê por essa internet!

E é ainda mais assustador quando, esses websites, pertencem a empresas com aspiração a uma presença marcante no mercado e que, em todos os outros campos do marketing, fazem tudo bem feito! Que se passa então?

A resposta não é dificil: desleixo e desconhecimento! É que todos os outros meios de marketing são visiveis, e envergonham quando não têm qualidade. A Web não (pensa-se!!!). O pensamento ainda é: catálogos, cartazes, embalagens, expositores, publicidade televisiva, encomenda-se a gente competente pois temos que ter resultados de vendas e uma boa imagem… a web logo se vê.

Erro crasso, de quem está perfeitamente desinformado!!! Do que se esquece, quem assim pensa, é que hoje, neste país em que vivemos, o uso da internet já é quase universal, pelo menos nas gerações que efectivamente compram e, apesar de as compras online serem ainda das mais baixas da Europa, pelo menos se retirarmos os sectores em que os portugueses mais compram na internet (viagens, turismo, informática e electrónica de consumo, livros e discos), no restante os dados são surpreendentes:

 

Portugal é dos paises da Europa em que o maior número de compras são precedidas de pesquisa na internet e decisão com base nessa pesquisa!!!

 

Sobre o peso da internet nas decisões de compra, e o crescente uso de compras online, em Portugal, ver o estudo efectuado pela empresa TMS, para a Google – realizado no terceiro trimestre de 2008 e que teve por base 2.025 consumidores e 18.062 compras – e a análise efectuada no blog Blog de Marketing e Publicidade Online.

Os resultados são impressionantes, principalmente quando comparados com estudos anteriores. Algo está a mudar no comportamento dos portugueses, relativamente às aquisições online, e as empresas têm que saber acompanhar, sob risco de perda do comboio!!! 

Tenho ficado espantado com os números que me vão sendo revelados sobre o sucesso de algumas lojas online mas, face a este estudo, o espando desvanece-se pois efectivamente corresponde à percepção que temos no terreno. O comprador online está disposto a pagar mais, e a comprar equipamento mais caro.

O fenómeno deve-se provávelmente (facto referido várias vezes quando tocamos no assunto), à maior possibilidade de na internet confirmar as caracteristicas do produto, analisar especificações técnicas, comparar com outros produtos e vendedores, e não se concentrar apenas no preço, mas principalmente nas funcionalidades.

E o número de compras (online ou off-line) precedidas de pesquisa na internet, já constitui uma grande parte de todo o orçamento familiar de extras!

Certamente poucos de nós pesquisamos na internet para comprar arroz ou desodorizante, mas a verdade é que já ninguém compra televisores, equipamento de som, electrodomésticos, computadores, impressoras, máquinas fotográficas, telemóveis, livros, discos, DVD’s, material escolar, material de escritório, carros, veículos de duas rodas,  equipamento de desporto, mobilias, ferramentas electricas, materiais de construção, decoração, iluminação, mobiliário, etc. etc. sem a obrigatória ida à internet!!!

Há meses fiquei espantado quando parou um furgão de entregas à porta de casa e descarregou… livros escolares.

“É que este ano comprei os livros pela internet, porque é mais fácil de reservar, encomendar, e quando finalmente chegam, trazem-nos a casa sem mais chatices!”, afirmou o meu vizinho, continuando: “E são três miudos, a coisa torna-se mais complicada. Na internet nem me chateio: descarrego a lista da escola e vou directo ao site da livraria, vejo logo quanto custa, e se há em stock encomendo, caso contrário reservo. E não me preocupo mais. O ano passado fiz a medo com um ou dois livros mais dificeis, mas este ano nem hesitei.” E como ele, muitos outros…

E mesmo na aquisição de serviços, esta pesquisa é já indispensável para a maioria dos internautas: bilhetes para espectáculos, concertos, exposições e cinema, reservas e encomendas em restaurantes, ginásios, SPA´s, advogados, médicos, oficinas de automóveis, obras em casa e biscates, seguros, produtos bancários, telecomunicações… enfim…quase tudo, na verdade passa já pela aquisição na internet.

Mais importante ainda: a decisão continua a fazer-se frequentemente não só pelo preço e qualidade do produto, mas também pela qualidade da apresentação internet e da informação disponivel.

“Não uso a livraria X porque não me entendo com o site deles, e nunca sei se estou a encomendar o livro certo, porque não descrevem os produtos, não têm uma ficha técnica coerente, nem fotos da capa têm!”, dizia aquele meu vizinho. ” E depois é um tormento com os preços, porque não fazem a soma do valor da encomenda, e só  apresentam as parcelas!”.

Erros de ergonomia e usabilidade, que um verdadeiro profissional nunca cometeria. Não se admirem depois que certas empresas dominem completamente o mercado de vendas: vejam apenas os seus sites e a qualidade com que estão construidos, e comparem com os outros!

Como quer alguém vender um produto, se nem a foto, com uma qualidade mínima, consegue colocar na internet. Note-se que outros sites até em 3D apresentam produtos, permitindo ao utilizador rodar, fazer zoom, examinar cada detalhe !!! Como quer alguém vender, se nem os contactos consegue ter actualizados no website? E como quer alguém vender, se não explica o produto, não encanta o comprador, não disponibiliza informação de decisão…

Os serviços

 

Pergunta que se impõe: porque razão continuam então tantas empresas a apresentar sites miseráveis, sem qualquer qualidade na apresentação de produtos, sem informação disponivel, com contactos desactualizados?…

Nem sequer queremos responder à pergunta, mas vamos ver como podemos melhorar. A resposta é sem dúvida o recurso a serviços profissionais. Mas isto só pode acontecer, quando se conhecem os serviços disponíveis, e se escolhem os fornecedores apropriados. Cada empresa deve escolher o seu parceiro de comunicação digital, e não se satisfazer com um serviço de menor qualidade.

Na Dreamfeel procuramos proporcionar todos os serviços digitais necessários. Para isso temos uma equipa que cobre as várias àreas técnicas e de conhecimento necessárias: do design gráfico e de imagem corporativa, à programação multimedia; do webdesign à produção e edição de video; do design de comunicação ao copywrite de publicidade. E nas competências que uma equipa interna não pode comportar, como por exemplo o serviço de traduções, recorremos aos parceiros e a uma equipa de colaboradores freelance.

 

Webdesign

A Dreamfeel disponibiliza um serviço de Webdesign. O cliente apenas necessita de dizer como quer o site, que funcionalidades, que opções, que imagem. Os nossos serviços tratam de todo o resto, desde o design, programação, alojamento. É caro? Não! Acessivel a todos, e o preço apenas depende das funcionalidades extra que se pretende. A nossa equipa inclui webdesigners, programadores internet, especialistas de comunicação digital e gestores de projecto. Nada é deixado ao acaso e a eficiência é máxima.

 

Design Gráfico

A Dreamfeel é especialista em design gráfico e de comunicação: catálogos, brochuras, embalagens, rótulos e etiquetas, flyers, cartazes, outdoor, decoração de viaturas, publicidade exterior e interior, digital e impressa, video e multimédia, além da concepção gráfica de toda a imagem corporativa, incluindo logotipos, estacionário, decoração…

 

e-Comerce

A Dreamfeel disponibiliza websites com funcionalidades de gestão de conteúdos, catálogos online, e de loja online para e-comerce. Os preços são standard, iguais para qualquer site deste tipo, e o cliente apenas pagará um adicional caso necessite de funcionalidades extra. Os sites podem dispôr de um gestor de conteúdos e back-office, autonomizando completamente o vendedor, ou o serviço de gestão de conteúdos pode ser contratado em outsourcing por uma quantia minima mensal. De quaquer modo a loja é totalmente autónoma e controlada pelo seu dono.

 

PackShot Creator – Estudio Fotográfico de Secretária

A Dreamfeel disponibiliza equipamento para a fotografia de produtos! O PackShot Creator é o produto ideal para a empresa que pretende manter um catálogo ou loja online. O PackShot Creator é um autêntico estúdio fotográfico profissional de secretária, tão fácil de operar como um scanner ou um fax. Em três cliques podemos ter fotografias de qualidade dos produtos. E mais ainda: as fotos podem ser automáticamente actualizadas no website, enviadas por mail, ou manipuladas em programas especializados!!!

 

Dreambook – Catálogos digitais online

A Dreamfeel fornece a possibilidade de colocar catálogos digitais online (não importa qual o formato original: em papel ou em digital, tudo é possivel). O Dreambook é um dos melhores catálogos digitais presentes no mercado, sendo a forma mais agradável de ler na internet, facilitando a vida ao cybernauta, e valorizando muito mais o conteúdo, e nunca distraindo o leitor com o interface, pois tudo é intuitivo … e o efeito que se consegue pode inclusivamente substituir a necessidade de um site mais elaborado!!!

 

Marketing interactivo

Os meios digitais de marketing interactivo disponibilizados pela Dreamfeel vão desde o marketing bluetooth (difusão de conteúdos digitais para dispositivos móveis) até aos expositores interactivos, montras interactivas, projecções criativas, digital signage, dynamic digital signage, instalações multimedia, mupies e outdoors digitais… um mundo de soluções possiveis onde a criatividade não é certamente o limite!

 

Não pense que é dificil, consulte-nos:

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