Ainda há dias me perguntavam porque razão eu digo que uma clinica médica ou uma farmácia são o local ideal para a colocação de sistemas de Digital Signage que incluam a Gestão de Atendimento (a vulgar chamada-de-vez).

Mais ainda, perguntaram-me porque é que sempre acrescento que em ambos os locais é perfeitamente desajustado, e NUNCA, EM CASO ALGUM deveria acontecer,  a opção por televisão com canais de acesso público, ou pelos antiquados displays numéricos de chamada do tipo de segmentos de LED (e já vi quem optasse por sistemas electromecânicos!!!), como por vezes se vê por aì… é fácil e vou explicar!

 

A lista de razões é simples e directa:

1. Numa clinica médica (e numa farmácia) o utente tem frequentemente que esperar, por vezes mais de uma hora. A necessidade de espera prejudica de maneira drástica a percepção que o utente tem da qualidade de serviço prestado e degrada fortemente a imagem da entidade prestadora de serviços! 

2. Ora isto é absolutamente denecessário, desde que se provou que a percepção da espera (seja qual for a sua duração) é alterada de favorávelmente de forma radical quando o utente é distraido e entretido com programação televisiva lúdica e informativa. A espera transforma-se nesse caso numa experiência positiva, em tudo semelhante ao que acontece na sua própria sala de estar, onde vê televisão agradávelmente, mesmo que seja por horas seguidas. A espera passa pois a ser percepcionada como uma experiência positiva, e o tempo decorrido é considerado como um tempo agradávelmente passado. Cada sala de espera de clinica deve pois disponibilizar um canal televisivo lúdico e informativo.

3. Disponibilizar um canal televisivo com suporte digital, em Digital Signage (ainda que ele inclua um canal de sinal aberto na sua imagem, pois muita gente não passará sem a sua telenovela) exige poucos meios, reduzindo-se quase só a um computador e o respectivo software, além do próprio ecrã de televisão. O ecrã é aliás um elemento que já existe em muitos locais e não será necessário!

4. O suporte para o sistema de Gestão de Atendimento com chamada de utentes feita sobre o ecrã de televisão,~apenas necessita em adicional do próprio software: todo o resto está já disponivel com o canal de televisão!!!

5. No total, colocar o sistema de chamada, sobre o canal de Digital Signage fica por apenas umas centenas de euros adicionais ao equipamento para o canal televisão… muito menos que o custo de um sistema independente , elctromecânico ou baseados em segmentos de LED. Tudo isto, além de que é maleável: podemos ligá-lo e desactivá-lo quando quisermos sem que fique um inutil aparelho desligado (que má imagem que dá!), à vista de todos. Este é pelo menos o cenário dos sistemas fornecidos pela Dreamfeel Lda!

 

Mas mais que todo este raciocinio, o mais importante:

1. Ao obrigar o utente a estar atento ao ecrã do canal de televisão, uma vez que é aí que será chamado, o sistema potencia o canal como valiosissimo veículo de informação e de publicidade. E os conteúdos para o canal são fáceis de produzir e de baixo custo (fale connosco se ainda não tem esta noção e quer saber mais: Dreamfeel Lda )

2. Este é um canal de informação e publicidade priveligiado, pois dirige-se a um público segmentado, e já disponivel e atento e a todo o conteúdo de natureza médica, higiene e saúde.

3. Numa clinica ou farmácia a informação e publicidade médica, de higiene, cosmética, farmaceutica ou semelhante, assume um papel de conselho e um peso preponderante, pois o utente confia no seu médico ou farmaceutico e está disponivel para aceitar os seus conselhos. O grau de credibilidade é exponenciado, e o efeito multiplicado por muito. O meio é pois valioso!

4. Por ser possivel selecionar a programação, esta pode ser fortemente direccionada para conteúdos que beneficiem o próprio local de instalação: numa clinica dentária, passar-se-á a mensagem da necessidade de higiene oral regular, da consulta ao dentista cada X meses, dos alertas para estados de saúde que de outro modo seriam ignorados, motivando o utente a estabelecer uma relação de regularidade com o seu médico; numa clinica de medicina, poder-se-à aconselhar a realização de check-ups periódicos, motivando o utente a actuar com regularidade, veicular campanhas de prevenção e rastreio, divulgando e promovendo outros serviços prestados.

5. A gestão de um canal destes é facilima e não ocupa tempo: se quizer, gere-o você mesmo; caso contrário por uma quantia irrisória o canal pode ser gerido remotamente (pergunte-nos como: Dreamfeel Lda!!! )

6. Por ser um meio poderoso, o canal de televisão pode ter espaço vendido. Numa farmácia o espaço publicitário está a prémio e todos os laboratórios se digladiam para encontrar o espaço  de comunicação do seu produto. O canal de televisão pode divulgar DEZENAS de produtos num mesmo espaço. Os fornecedores estão prontos a fornecer multimedia (video) fácilmente integrável no canal de Digital Signage (qualquer video ou DVD pode ser fácilmente integrado).

 

E se não houvesse outra razão, um efeito da Digital Signage em todos os locais onde é instalada: cria um ambiente de prestigio, actualização tecológica e de credibilidade em quem sabe comunicar com o seu cliente, e acima de tudo, é um poderoso meio de comunicação com o mercado.

 

Somos especialistas de Digital Signage

logo_dreamfeel