A revista Nuova Museologia é desde 2001, ano da sua fundação, uma referência da museologia, lida e referenciada em todo o mundo. Actualmente, e desde 2005 é o Órgão oficial da Associazione Italiana di Studi Museologici, e publica artigos sobre todas as àreas de conhecimento directamente ligadas aos museus e museologia.

Centrada principalmente nas problemáticas dos museus de arte e históricos, não descura uma visão global de todas as temáticas de museus, nomeadamente com artigos já publicados sobre museus arqueológicos, regionais, particulares, antropológicos e etnográficos, musicais, de ciência, tecnologia, entre outros. A revista contém artigos de elevada qualidade, nomeadamente estudos teóricos, casos reais, teses e opiniões, reportagem de museus, principalmente italianos, mas também um pouco por toda a Europa, artigos de referência e informação de carácter geral.

O site é absolutamente básico, e está bastante mal construido, além de apresentas diversas falhas técnicas, de concepção, usabilidade e ignorar completamente os principiios de design. No entanto vale por disponibilizar online os números publicados até ao Nº13 de Novembro de 2006  (actualmente foi publicado o Nº 17),  em formato PDF. Só por isso compensa já uma visita.

Referências:
Nuova Museologia