Santiago Pevsner Calatrava Vall (Valência, 28 de julho de 1951) é o arquiteto e engenheiro espanhol mais marcante das últimas décadas.

Calatrava licenciou-se em arquitetura em 1974. Mudou-se para Zurique para estudar engenharia civil, licenciando-se em 1979 e doutorando-se em 1981. O partido de seus projetos, considerado único e altamente influente, é difícil estabelecer um perfil da arquitetura de Calatrava devido a sua complexidade e heterodoxia irredutíveis a fórmulas que combina uma presença visual marcante com conhecimentos tecnológicos sólidos.

Os seus trabalhos são frequentemente inspirado por formas orgânicas, podendo reconhecer-se esqueletos, delementos de animais marinhos, estruturas quase “osseas”, nas estruturas aparentes das suas obras, que calatrava gosta de evidenciar sob a forma de elementos integrantes da estrutura visual arquitectónica. A introdução de soluções móveis e configurações dinâmicas, frequentemente assimétricas, de estruturas que participam elas próprias da função forma e assumem preponderância na criação da aparencia visual, justificam que seja muitas vezes classificado como “estruturista” contemporâneo. A inspiração primordialmente nos seres da natureza (antropomórficos, harmonias e equilíbrios dos esqueletos ou das formas naturais, articulações-rótulas, tendões-cabos, curvas como elementos estruturais) levam-no a gostar de dotar suas realizações de conotações organicistas e surrealistas, levando-o a transformar as suas realizações em verdadeiras esculturas estruturais (sendo que a escultura, por si, é uma das suas outras actividades, que incluem também o design de objectos).

Com inúmera obra em todo o mundo, maioritáriamente de grande dimensão, e extremamente marcante, funcionando em muitos casos como verdadeiros landmarks ou como elementos estrutrantes de àreas de grande dimensão, contamos em Portugal com uma das suas mais marcantes obras, na Gare do Oriente, em Lisboa.

Calatrava traça novos rumos para a grande arquitectura, que em boa parte são seguidos com atenção em todo o mundo, e congrega já uma grande quantidade de admiradores.

Para saber mais
Site Oficial de Santiago Calatrava
http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=84

http://www.calatrava.info/
http://www.mam.org/info/details/calatrava.php
http://www.greatbuildings.com/architects/Santiago_Calatrava.html