Stark

Philippe Starck é um daqueles raros nomes do design que ninguém desconhece.

Philippe Patrick Starck (nasceu  a 18 de Janeiro de 1949 em Paris) é um designer industrial Francês e provávelmente um dos mais conhecidos no New Design. Os seus trabalhos vão desde objectos do quotidiano a grandes iates, de decoração de hoteis a mobiliário, de relógios e acessórios de moda a geradores eólicos.

Fez a sua formação em Paris, na escola Nissim de Camondo e em 1968, fundou a sua primeira firma de design que se especializou em objectos infláveis. Em 1969, tornou-se director artistico da sau firma, com Pierre Cardin. Capaz de conceber desde objectos de produção em massa e de baixo custo, até requintados designs de interior, como por exemplo  o interior do apartamento do presidente francês François Miterrand, trabalho que o projectou para os media,  a principal caracteristica de Stark é de facto a sua flexibilidade e polivalência, tendo fácilmente mantido em paralelo o trabalho como designer de objectos e o de decorador de interiores, sem nunca deixar de marcar com um cunho muito pessoal todas as suas criações.

Muitos dos objectos de Starck são grandes exitos comerciais, vendidos em grandes quantidades, como as suas produções para empresa americana Target Stores, nomeadamente numa colecção que conta com mais de 50 objectos do quotidiano, intitulada Starck Reality, e correspondendo à “democratização do design” defendida por Starck, outros são designs estritamente únicos ou exclusivos ou de grande escala, como um iate, ou a encomenda que recebeu para o futuro Espaço-Porto da firma Virgin, do britânico Richard Branson, a construir no Novo México.

 

 

 

Alguns hoteis de luxo em todo o mundo contam com o design integral de Stark, e muitas lojas das mais importantes marcas sairam do seu traço. Mas a sua actividade estende-se à decoração integral de empreendimentos imobiliários, à colaboração com empresas tecnológicas, como por exemplo no design de turbinas de energia eólica com o Pramac Energy Group.

 

Philippe Stark sempre se caracterizou por um design fluido, com um requintado uso das caracteristicas intrinsecas dos materiais, tirando delas o melhor partido, e pela utilização de materiais que, no seu conjunto causam efeitos inesperados. A busca da forma é outra das suas caracteristicas, apresentando resultados muito depurados mas nem por isso simplistas. Mas também a sua capacidade de se ligar com terceiros, em projectos de grande envergadura, ou em projectos altamente tecnológicos, e a sua extraordinária visão das tendências e das necessidades do mercado, não são estranhas ao seu exito.

 

A lista de prémios que recebeu, de marcas que comercializam os seus designs, de edificios decorados por ele, é infindável, mas também por isso Starck divide a sua vida entre as 4 cidades de Paris, onde tem o seu gabinete de relações Publicas, Nova York onde desenvolve a maioria do seu trabalho,  Burano (Itália) onde mantém um gabinete e Londres, não menos importante em termos de relações publicas, mas onde tem a sua base mais pessoal.

 

 

 

É também famosa a sua colaboração com a marca italiana de motos APRILIA, com quem produziu alguns dos mais belos exemplares de veículos de duas rodas, marco de viragem na estética dos modernos motociclos, e resultado da perfeita conjugação entre os desenvolvimentos mecânicos, os novos materiais e as novas exigências estéticas

 

Mais recente é a sua colaboração com a Voxan, fabricante francês, talvez menos conhecido, mas não menos importante, e que produziu uma peça estranha mas muito sedutora, de tão pouco convencional que é.

  

Referência

Web Site de Philippe Starck

Starck na Wikipedia

Biografia de Starck no TED

Entrevista na Webboom

Comentário à famosa entrevista Design is Dead

Design is Dead – Comentário da Time

Alguns designs de Starck

Mama Shelter (hotel francês)

http://www.philippe-starck.com/