First Things First – A pobreza a nu…


Um site internet que visito com frequência, e um local que  bem conheço, é o Museu do Design em Londres (London Design Museum) . E vale a pena, quer a visita ao site, quer a visita ao museu.

Vem isto a proposito de ter hoje, de novo, olhado cuidadosamente para este site. Não vou comentar os textos e noticias que lá encontrei, nem tão pouco as exposições importantes que por lá passam, e muito menos o excelente design do site, que em nada se pode comparar com a pobreza dos sites dos museus portugueses. Não vou falar da riqueza de conteúdos no site, da sua irrepreensivel organização, ou da riqueza de informação disponivel e ligada (links externos e internos).

O site é impressionante a todos os niveis, é certo, quer para o publico em geral, em que simplicidade e funcionalidade, mas também a riqueza de conteúdos, salta à vista, quer para um especialista, em que a eficácia das soluções encontradas, a linguagem grafica e conceptual e o design, de funcionalidades até certo ponto dificeis de integrar, não passa despercebido; e os conteúdos são ricos, completos, cuidadosamente construidos segundo paradigmas de informação e comunicação digital, e seguindo muitas das mais modernas tecnicas e recomendações de especialistas de comunicação digital. Mas nem sequer é caso único nos museus ingleses; muito pelo contrário.

E aconselho especialmente um “work in progress”, no seio do site: a Design Library, onde artigos de extrema relevância falam sobre designers de relevância extrema. Relevante!

Mas um facto, em particular, chamou-me a atenção: directamente no menu há uma ligação para PodCasts.

Ora que importância tem isto? Nenhuma dirão alguns… muita digo eu. Basta entrarmos e ouvirmos algum dos podcasts e imediatamente tomamos consciência que aquilo não é um apêndice menor do site, lá posto para captar miudos: é, de facto, algo construido com cuidado e com objectivos, mas principalmente com uma grande propriedade na utilização dos meios. É provávelmente uma das grandes, entre tantas outras grandes apostas.

Comunicar com o público não é apenas saber que mensagem se quer passar: é principalmente saber escolher os meios para a passar! Não há mensagem, por mais valiosa que seja, que tenha qualquer efeito quando passada pelos meios errados, ou usando os meios de forma inadequada, e muito mais, inconsequente. Pois então aqui está um bom exemplo: um podcast atinge um target específico; um target de quem tem menos de 35 anos e não dispensa o seu portátil de bolso, não ouve musica a não ser no mp3 ou mp4, e está pouco disponivel para aturar sites feios, mal estruturados, textos enfadonhos, cores desajustadas e desapropriadas, grafismos obtusos e batidos, e modelos que já são antiquados no print, quanto mais no digital…

E a questão não é se há podcasts ou não: é todo o conceito, toda a atitude, todo o profissionalismo!… Grafico, programático e de conteúdos…não importa.

Não gosto de ser derrotista. Não sou um feroz crítico negativista. Não gosto de menorizar os esforços de quem faz o que pode… mas compare-se:

Museu Nacional de Arte Contemporânea (Museu do Chiado)
Museu Nacional de Arte Antiga
Museu Nacional Soares dos Reis
Museu Grão Vasco  Não tem site.
Museu José Malhoa

Julgo que nem é necessário comentar. Para bom entendedor, os exemplos bastam.

Gostei especialmente deste:  Museu da Musica

mm

 

Ah…e reparem na adequação e no bom senso: o importante é a determinação do concelho de ministros… o site do museu que se #%$£ !!!

Anúncios

4 thoughts on “First Things First – A pobreza a nu…

  1. Revejo-me no seu comentário e concordo com as suas observações totalmente !
    Muito em breve, estarão online.
    museudacidade.pt
    museuteatroromano.pt

    Cumprimentos e obrigado pelo link !

    Gostar

  2. Já agora, se já forem conhecidos, qual a data de disponibilização online e quais os URL’s dos futuros sites de ambos os museus?

    Gostar

  3. Excelente noticia! Sei, até por conhecer a situação directamente por dentro, que o esforço para colocar um museu online em Portugal é grande.

    A bandeira da inovação impõe o uso das novas tecnologias… equivoco funesto, como já defendi neste blog, porque os meios não são disponibilizados. E quem no terreno tem que o fazer, esbarra com as dificuldades classificadas de “tradicionais” no nosso país, e que eu classifico de situacionistas (e apenas isso)!!!

    Criar um site, e principalmente criar um bom site, passa mais por boas ideias, uma atitude criativa (como em tudo o que é marcante, aliás), e uma cultura digital rica e actualizada, do que pela existência de meios, é certo. O digital é fácil, é barato, e não exige grande movimentação de meios. Mas não exigir muitos meios, não é mesmo que fazer sem meios, e muitas vezes tudo isto é subvertido pela falta de conhecimentos, pelas abordagens de “obra publica” e pelo atavismo de quem só faz o que já conhece. Criatividade não é compensada…nem num ambiente em que a bandeira é a inovação; Até porque uma coisa é ter a bandeira, outra é saber o que ela significa. E infelizmente em portugal o poder pouco sabe disso… nem quer. Basta a bandeira, digo eu.

    Agradeço o comentário a este blog. Tomo-o principalmente como elogio genérico a uma classe de pessoas que pensam criativamente, são inconformistas e, por isso , inovadoras, pouco compreendidas talvez, e não se reconhecem num espartilho de conformismo com o status quo.

    Gostar

  4. Muito a propósito posso dizer-lhe que finalmente o Museu onde trabalho também vai estar na web…
    Em breve, o Museu da Cidade de Lisboa e o Museu do Teatro Romano estarão online.
    Quanto ao produto final e concepção, podemos discutir isso mais profundamente a seu tempo.
    Queria só deixar esta nota e dar-lhe os parabéns por ter um espaço que dá gosto ler e visitar, não só pela quantidade imensa de novidades, bem como em relação a temáticas que são muito interessantes e inovadoras.

    Parabéns !

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s