O site VisualComplexity apresenta um conjunto de projectos graficos e informáticos que pretendem resolver um dos mais dificeis desafios do design: representar gráficamente sistemas de elevada complexidade e com elevado número de interrelacionamentos.

Tal colecção é rara, extremamente representativa e preciosa, sempre em crescimento e remete-nos para projectos diversos, com as mais diversas proveniencias, num tema de que não há muitos especialistas.

A ideia de o criar foi de Manuel Lima, designer português residente em Londres, e que foi recentemente nomeado pela revista americana Creativity como sendo uma das 50 mentes mais criativas e influentes para 2009. Manuel Lima trabalha igualmente na Nokia, como Senior User Experience Designer, sendo ainda orador em conferências e festivais internacionais.

Manuel Lima tem uma licenciatura em Design Industrial da Faculdade de Arquitectura da Universidade Tecnica de Lisboa e um mestrado em Design e Tecnologia da Parsons School of Design, em New York. Trabalhou durante a sua formação para a Siemens Corporate Research Center, o American Museum of Moving Image e o Parsons Institute for Information Mapping em projectos de investigação para o National Geo-Spatial Intelligence Agency.  Durante a sua formação recebeu três bolsas de estudo, da Calouste Gulbenkian Foundation, da Luso-American Foundation e uma bolsa Dean’s do Parsons School of Design.

Depois 3 anos a trabalhar e como professor em NY, Manuel mudou-se para Londres onde trabalha como Senior User Experience Designer na Nokia’s NextGen Software & Services. É também conferencista sobre Visualização de Informação, em particular a visualização de Redes complexas.

Recursos
VisualComplexity
Creativity