Num artigo intitulado “Top 50 Linux Alternatives To Popular M$ Apps” JJMacey, no seu blog Dot Net / Blog faz uma lista não exaustiva de algumas das grandes aplicações disponiveis para Linux e que nada deixam a desejar às de outros universos (Microsoft e Mac)

Com uma caixa de ferramentas como a descrita neste artigo, o utilizador médio tem tudo o que necessita no universo Linux, algumas vezes com vantagem sobre o universo Microsoft. E a grande vantagem é o custo: ZERO, no caso do Linux…

Desde a grande suite OpenOffice que substitui com vantagem o Office da MS, passando por aplicações como Blender (animação 3D) ou o GIMP (gtratamento de fotografia e imagem raster), ou as aplicações internet Mozzilla FireFox e o Opera, até às pequenas aplicações como o player multimedia provávelmente mais usado no mundo, o VLC, tudo aparece nesta lista, incluindo aplicações bem especializadas como o QCAD (um CAD suficientemente proximo do Autocad, para o substituir em muitas aplicações) ou o Wink, apropriado para criar casts video, como por exemplo demos e tutoriais de aplicações informáticas.

E claro: a lista não é exaustiva, e muitas outras aplicações ficam de fora. De repente lembro-me de aplicações do tipo mind management, gestores de projectos, PIM´s, sistemas de desenvolvimento (programação), ou as aplicações servidor (internet, base de dados, gestores de ficheiros e de documentos, etc…). Mas estas ultimas já não são aplicações pessoais ou de escritório.

Um universo a explorar, numa lista bem organizada e muito representativa.

Referencias
Top 50 Linux Alternatives To Popular M$ Apps
Dot Net / Blog