Você concebeu um site sensacional e consegiu uma empresa que o produziu exactamente como o tinha imaginado. A realização ultrapassou até o conceito inicial. Com o site pronto, coloca-o online. Passam-se meses e o tráfego no site é quase nulo. Qual a razão? Já pensou que quase 95% do novo trafego de um site empresarial (acessos por utilizadores que nunca o tinham feito) tem origem nos motores de busca?

Então que acontecerá se como resultado de uma busca o seu site aparecer em centésimo lugar na lista? Nada!!! Ninguem o visitará! Que se pode então fazer para contrariar isso?

 SEO – Search Engine Optimization

Cada motor de busca usa algoritmos que permitem classificar a relevância de cada site, relativamente a cada busca efectuada. Isto permite na lista de sites resultantes de uma busca os primeiros resultados a aparecer sejam os mais relevantes… ou os que melhor usam as particularidades do algoritomo de busca. Optimizar um site, para que ele apareça bem posicionado nas buscas relevantes é uma arte e uma ciência, a que se chama SEO – Search Engine Optimization. Toda uma classe de profissionais dedicam-se a tempo inteiro ao marketing SEO, ou seja a todos os cuidados e optimizações necessárias para conduzir tráfego relevante para o site, através dos resultados dos motores de buscas. Mas não se pense que é fácil, ou acessivel.

Os algoritomos determinam a relevância de um site por um conjunto de vários critérios, concorrentes para o resultado final. O primeiro e mais importante, é através de palavras chave. Grande parte do trabalho de optimização para motores de busca passa por analisar o site e detectar as palavras chave relevantes e que definem o conteúdo do site. Estas devem ser escolhidas de acordo com as palavras que se sabe que estatisticamente os utilizadores usam nos motores de busca. De nada serve optimizar um site para ser encontrado numa busca de “pinacoteca” se de facto as pessoas procuram “museu” e nada mais!

Mas existência de palavras chave no site, não garante por si só a sua relevância… muito pelo contrário. Isto porque os algoritomos estão preparados par eliminar as batotas! No limite poder-se-ia construir um site só de palavras chave… apareceria nos primeiros lugares em muitas buscas… mas seria irrelevante. Isto está protegido! Quais os critérios então?

Em primeiro lugar que fique bem claro que os critérios não são estáticos: eles vão evoluindo na medida em que é necessário ir evitando utilizações menos honestas das suas caracteristicas e falhas. Os critérios de hoje, podem não ser os mesmos de daqui aum mês…pelo menos não exactamente os mesmos.

Depois há um critério de relevância que se prende com a crediblidade de um site (autoridade): um site é tanto mais credivel quantos mais sites o referirem. Mas é irrelevante se os sites que o referirem forem eles próprios irrelevantes ou não crediveis. Assim não adianta nada construir uma rede de dezenas de sites que se apontam entre si: apenas se reforçará o critério da irrelevância do conjunto de todos eles. Em alguns motores, este critério chama-se também “autoridade”. Mas se muitos sites crediveis referem o seu…o mais provável é que o seu contenha conteúdos relevantes. E ai a existência de palavras chave passa a ser importante… desde que os seus conteúdos não sejam cópias de conteúdos já existentes e classificados no motor de busca. Nesse caso o seu site levará um rótulo de incredivel, sem apelo nem agravo!!!

A quantidade de factores que influenciam esta classificação, por parte dos motores, é elevado e a sua natureza e interacção complexa, principalmente por não estar claro em nenhum ponto quais os critérios aplicados em qualquer momento em particular e como funcionam; o trabalho de os descobrir, investigar e entender, e é uma actividade a tempo inteiro. Aplicar eficientemente estes critérios em cada site de modo a mantê-lo optimizado para as buscas, é um trabalho de especialistas.

Tecnicas alternativas

Muitas vezes a optimização do site para aparecer nas buscas revela-se dificil ou infrutifera, mesmo quando se aplicam as melhores técnicas. E isto é tanto mais verdade quanto mais verdade for a existência de sites concorrentes, também eles a usar as mesmas técnicas de optimização e relevancia.

Uma técnica alternativa e extremamente eficaz é a de usar sites altamente crediveis, onde se colocam links para o nosso site, em que garantimos os primeiros lugares em certas palavras chave, permitindo que o utilizadr depois use os links para chegar ao nosso site. Acreditem que em muitos casos é a unica solução viável. noutros casos é o atalho rápido para conseguir uma visibilidade no curto prazo. Mas o risco é também elevado. Quando se usa esta técnia corre-se o risco de inviabilizar a classificação de relevância do nosso site, se o motor de busca detecta que a unica intenção da presença nos sites externos é aumentar a visibilidade (ou a autoridade). E nesse caso, retira toda a autoridade ao nosso site…

Conclusão

Para o utilizador comum, e mesmo para webdesigners e programadores web menos conhecedores das tecnicas efectivamente usadas pelos motores de busca,  tudo acaba por parecer uma grande confusão! Práticas que pareceriam muito uteis para a visibilidade de um site, revelam-se na prática um passaporte para o site desaparecer dos resultados de busca (links a partir de sites não crediveis, excesso de links, excesso de palavaras chave, palavras chave e links sem reflexo no contexto, etc.). Na Dreamfeel usámos bastante tempo a experimentar e a investigar este assunto. Não somos “OS” especialistas de SEO, mas lidamos bem com ele, e somos capazes de colocar os sites que produzimos e optimizamos em bom lugar nos resultados dos motores de  busca, directa ou indirectamente. Se buscarem “montra interactiva”,  … certamente entenderão o que digo! 

No futuro analisaremos algumas das tecnicas aplicáveis e algumas das práticas comuns e suas razões. Mas no final…isto não é nunca um trabalho para amadores!

Recursos:
Para quem se interessar pelo assunto:
http://www.davidairey.com/7-seo-blogs-21-seo-articles/
http://www.wolf-howl.com/seo/seo-plugins-for-wordpress-part-ii/
Marketing de Busca e SEO
Como medir a qualidade de um link
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