Nascido em Coimbra em 1942, João Machado formou-se em Escultura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto.

Dedica-se essencialmente ao design grafico de material impresso, possuindo um estilo depurado,  fácilmente identificável e cheio de personalidade própria,  marcado por formas fortemente estilizadas ou recortadas, manchas planas de côr e gradientes, e um forte sentido dinâmico e de movimento.

Desde as primeiras criações que iniciou a exploração de técnicas como o pastel seco, e o aerógrafo, sobre máscaras de recortes de papel, começando também a “desenhar com tesoura em vez de lápis”. João Machado afirma ter sido fortemente influenciado pelo cartaz polaco dos anos 60 e 70, expressão grafica da resistência, ao escolher essa forma de “desenho”, de onde destaca o “mestre” Henryk Tomaszewski, que, pela maneira como usava formas planas de cor nos cartazes, o influenciou a construir através do recorte e colagem de papéis coloridos, composições expressivas que  passaram a ser uma das componentes da sua idiossincrática expressão plástica. Formas poligonais simples – evocando elementos retirados da natureza, da indústria ou do próprio homem, levados à abstracção ao ponto de serem irreconhecíveis – vão ser, juntamente com o seu uso da cor e das transições e gradientes cromáticos, a sua imagem de marca, o seu “estilo” com o qual é identificado ainda hoje. 

Participou em centenas de exposições, mostras e certames, e é detentor de inumeros prémios nacionais e internacionais, pelos seus trabalhos nas diversas àreas em que se estende o seu trabalho.

     

 

Recursos
Site de João Machado
João Machado no blog “Simples”