Quando na campanha de Obama foi distribuida entre os apoiantes uma aplicação iPhone que procedia à geolocalização, e personalizava a interacção com o utilizador (além do seu próprio perfil de apoiante) em função dessa geolocalização, fornecendo apenas interacções relevantes para a data e o local onde a pessoa se encontrava, muita gente pensou Wow! That´s it… Na realidade, que interessa fornecer insistentemente o calendário das acções em LA, se o apoiante se encontra em NY…

Esta simples caracteristica da aplicação iPhone, permitiu uma acção focalizada, eficaz, directa, não intrusiva (pelo menos, menos intrusiva!), e no fundo muito mais envolvente: sabemos o que se passa ao nosso lado, e realmente nos interessa, e sobre que podemos falar com os nossos contactos e amigos, e não o que se passa algures num lugar que nem sabemos ao certo onde é.

À publicidade na net tem-se posto o mesmo problema, mas aí ele é relativamente mais fácil de resolver. Conhecer a localização de uma cybernauta é relativamente simples (com algum grau de precisão), em certas condições quando se liga por meios fisicos. Mas que dizer das ligações por banda larga móvel, ou da internet em dispositivos móveis? O problema volta à estaca zero.

A solução até agora estava em utilizar aplicações proprietárias, caso a caso, e que os programadores web propunham que se instalassem, para responder a um site especifico. O utilizador acabaria com centenas de aplicações instaladas, todas para o mesmo efeito, todas diferentes e, quem sabe, possivelmente incompativeis. Excelente solução para aplicações web que usam intensivamente a localização (previsões meteorologicas, trafego, optimização de trajectos, etc.), mas uma solução horrivel para um site que esporadicamente queira fornecer uma unica informação localizada (como por exemplo o tempo ou as noticias locais).

Mas uma nova aplicação para iPhone permite resolver o problema. A Alocola (assim se chama a aplicação) procede ao fornecimento, mediante autorização do utilizador, da sua localização a qualquer site que o solicite. A aplicação uma vez instalada verifica para todos os URL´s no browser do iPhone (o Safari) se esse url solicita localização, através de um link começado por “alocoa://” e se sim, solicita ao utilizador autorização para a fornecer; após isso retorna o utilizador à mesma página aparente em que estava.

No website da aplicação Alocola, existe um guia de desenvolvimento web, e a aplicação é freeware, disponivel para download nas lojas que vendem iPhone (EUA). O source code é open source sub licença GPL2 

Simples e eficaz. E a publicidade já a está a utilizar.